Resumo: veja como ocorrerá a volta às aulas nas cidades da microrregião

Diante da liberação por decreto estadual, Veranópolis e as cidades da microrregião organizaram seu retorno à presencialidade

Com a publicação de um novo decreto estadual, o Governo do Rio Grande do Sul estabeleceu que todo o Estado está, agora, sob bandeira vermelha. A principal alteração decorrente do fato é a permissão do retorno presencial das aulas, em todos os níveis, no RS. Diante dessa liberação, Veranópolis e as cidades da microrregião organizaram seu retorno à presencialidade. A logística de volta diverge em cada um dos municípios, visto a singularidade de cada localidade. Veja como ocorrerá o retorno em cada cidade, no resumo:

Vila Flores

Na cidade, o retorno às aulas presenciais ocorre no próximo dia 03 de maio. A volta se dará de forma híbrida, ou seja, metade de cada turma terá aulas presenciais em uma semana, ao passo que a outra metade têm aulas de modo remoto. As aulas deverão retornar na próxima segunda-feira, dia 03/05 para a educação infantil na EMEI Nostri Bambini e para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na EMEF Doze de Maio. Caso a bandeira vermelha permaneça na semana do dia 10/05, todas as demais turmas retornam às aulas, respeitando as normas sanitárias.

Fagundes Varela

O retorno às aulas de forma presencial será gradual na Escola Municipal Caminhos do Aprender, em Fagundes Varela.
Na segunda-feira, dia 03 de maio, retornam para a escola os alunos do Nível A ao 5º Ano. Na quarta-feira, dia 05, o Maternal I e II. Já na segunda, dia 10, serão as turmas de Berçário I e II e no dia 12, será a vez do Baby I e Baby II.
Pais que tiverem dúvidas poderão entrar em contato pelo número 3445.1393. O Colégio Estadual Ângelo Mônaco está definindo a data de retorno, que deverá ser no dia 10 de maio.

Cotiporã

Na cidade, o retorno às aulas presenciais, para todas as turmas, ocorre no próximo dia 03 de maio. A volta se dará de forma híbrida, ou seja, metade de cada nível terá aulas presenciais em uma semana, ao passo que a outra metade tem aulas de modo remoto.

Veranópolis

Rede municipal: as dez instituições de ensino retornam na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 03 de maio, a rede municipal de ensino de Veranópolis realizará o retorno às aulas presenciaisO intervalo de tempo entre a liberação e o retorno, justifica a Secretaria de Educação à reportagem da Studio, é para que seja efetivada a organização da volta, que perpassa por merenda, transporte, estrutura física e equipe de profissionais. Além disso, após a situação de instabilidade observada no início da semana, o município terá cautela em relação ao retorno, para evitar novos desgastes para a comunidade escolar.

A volta ocorrerá nas dez instituições de ensino municipais, presentes na cidade, em todos os níveis de educação, que se referem a educação infantil e ensino fundamental. A volta será escalonada e com 50% dos alunos.

Veja também | Secretária de Educação de Veranópolis fala sobre a instabilidade no retorno às aulas presenciais

Na segunda-feira, dia 26 de abril, o retorno a presencialidade havia ocorrido na cidadeem meio a embates judiciais, e precisou ser cancelado já na terça-feira, dia 28, diante de suspensões em âmbito estadual. Agora, após uma mudança estrutural no distanciamento controlado, a volta parece estar garantida, porém, a qualquer momento a situação pode ser alterada.

Rede particular: retorno já foi realizado

A volta por parte das instituições privadas ocorreu ainda nesta quarta-feira, dia 28. Tanto o Colégio Regina Coeli, como a AVAEC Unidades Educacionais, retornaram, nesta tarde, com os alunos de educação infantil, primeiros e segundos anos. A partir de amanhã, dia 29, as instituições estarão fazendo o retorno gradual das demais turmas, que são referentes ao 3º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. A ida de cada aluno para a escola será comunicada pelos grupos de comunicação entre educandários e famílias, por isso, os discentes devem ficar atentos aos informativos emitidos pelas escolas.

Retorno na rede estadual em todas as cidades citadas

Todas as cidades da microrregião possuem, ao menos, uma instituição estadual de ensino. De forma geral, todas elas retornarão sob calendário estabelecido pela Secretaria Estadual de Educação.

Assim, a carga horária diária de aulas para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas. O calendário de retorno das aulas presenciais será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração.

CALENDÁRIO DE RETORNO PARA AS AULAS PRESENCIAIS NA REDE ESTADUAL
• Até 30/4 – Organização das escolas
• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
• 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13/5 – Ensino técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais:
• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.