Operação desarticula esquema de lavagem de dinheiro por organização criminosa em restaurantes em Gramado

Uma operação da Polícia Civil deflagrada nesta sexta-feira (22) desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro que utilizava restaurantes e uma loja de roupas como fachada. A ação, batizada de “Operação Komendador”, mirou empresas e bens de luxo em Gramado, Xangri-Lá e Capão da Canoa, no litoral Norte do Rio Grande do Sul.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Regional de Gramado e pelo Departamento de Investigações Criminais (Deic), identificaram que o esquema era comandado por familiares de um traficante preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Segundo a investigação, filha e o genro do traficante utilizavam os negócios para ocultar dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

A operação cumpriu 11 ordens judiciais, incluindo buscas e apreensões em cinco restaurantes, uma loja de roupas e um condomínio de alto padrão em Gramado. Além disso, foram decretados bloqueios de bens e quebras de sigilos bancário, fiscal e bursatil de seis pessoas físicas e nove jurídicas.

O delegado regional Gustavo Barcellos destacou que o esquema de lavagem de dinheiro prejudica os empresários do setor gastronômico que atuam de forma honesta. “A operação visa reprimir essa prática criminosa e proteger a economia local”, afirmou.

A investigação também aponta para uma rede de laranjas que cediam nomes e contas bancárias para dar aparência lícita aos valores do tráfico. A expectativa é que os documentos apreendidos auxiliem na identificação de todos os envolvidos.

A operação contou com a participação da DP Regional de Gramado, do Deic, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e da Brigada Militar.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.