Inicia colheita da soja no RS

A colheita da soja no Rio Grande do Sul começou com 1% da área total cultivada nesta safra, que é de 6.681.716 hectares, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (14).

Enquanto 65% das lavouras estão em fase de enchimento de grãos e 19% em maturação, o desenvolvimento da cultura se mostra adequado na maior parte do Estado, impulsionado por condições climáticas favoráveis. A exceção fica por conta da Região Sudeste, onde a estiagem prejudicou os rendimentos.

A produtividade média projetada para a safra é de 3.329 kg/ha, o que deve resultar em uma produção total de 22.246.630 toneladas de soja.

Controle de doenças

Em termos fitossanitários, o foco está no controle de doenças de final de ciclo, principalmente a ferrugem-asiática. Apesar da pressão do patógeno, nas áreas onde o controle foi eficaz, não houve danos à cultura. No entanto, lavouras com aplicações de fungicidas atrasadas ou menos eficientes apresentam perda significativa de área foliar.

Colheita do milho

A colheita do milho também avançou, alcançando 72% da área total de 812.795 hectares. No entanto, o processo foi suspenso em algumas regiões devido à priorização da logística para a colheita da soja. Isso explica o ritmo lento da colheita do milho neste momento, que se concentra em pequenas áreas destinadas ao armazenamento na propriedade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.