Guerra do tráfico na Serra Gaúcha: Operação da Polícia Civil prende 16 e apreende arsenal

Em resposta à onda de homicídios relacionados ao tráfico de drogas na Serra Gaúcha, a Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação 5º Mandamento. A ação, que contou com a participação de 60 agentes, desarticulou uma organização criminosa e resultou na prisão de 16 pessoas, incluindo dois dos principais líderes do grupo.

A investigação teve início após a prisão de um dos líderes da organização, que estava foragido há mais de três anos e foi localizado no Rio de Janeiro em uma operação conjunta das Polícias Civil e Federal. Mesmo fora do estado, o indivíduo continuava comandando o tráfico de drogas e ordenando a execução de rivais.

A operação cumpriu 43 ordens judiciais, incluindo 14 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul, Canoas e Rio de Janeiro. Entre os presos está uma advogada acusada de participar do assassinato de um homem que havia acabado de sair do presídio.

A ação resultou na apreensão de grande quantidade de dinheiro, drogas (crack e cocaína), armas de grosso calibre (incluindo um fuzil calibre 556) e duas espingardas.

Os investigados responderão pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

Além das prisões, a operação também visou descapitalizar o grupo criminoso. Foram realizados 24 bloqueios de contas bancárias e sequestro de bens avaliados em mais de meio milhão de reais.

A Operação 5º Mandamento demonstra o compromisso da Polícia Civil com o combate à criminalidade na Serra Gaúcha. A ação desarticulou uma organização criminosa responsável por diversos crimes, incluindo homicídios e tráfico de drogas, e contribui para a segurança da comunidade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.