Chuva extrema leva Uruguaiana a decretar situação de emergência

A forte chuva que atingiu o Oeste do Rio Grande do Sul desde sexta-feira (15) levou a Prefeitura de Uruguaiana a decretar situação de emergência no sábado (16). A cidade é a que mais registrou precipitação no estado até o momento, com acumulados que superam 200 mm em apenas dois dias.

A chuva excessiva, que por vezes caiu com força torrencial, provocou alagamentos em vários bairros de Uruguaiana. As áreas mais castigadas são os assentamentos, onde os moradores precisaram levantar móveis para evitar prejuízos.

As fortes chuvas também causaram problemas nas rodovias da região. Um trecho da Ponte Internacional, entre Paso de Los Libres (Argentina) e Uruguaiana, que havia sido recentemente restaurado no lado argentino, teve o remendo levado pela força da água, com o reaparecimento de buracos na pista.

A MetSul Meteorologia alerta que a instabilidade no Rio Grande do Sul deve persistir até os dias 20 e 21 de março. A zona mais crítica para chuva excessiva a extrema inclui as áreas de Uruguaiana, Santiago, Santa Maria, Júlio de Castilhos, São Gabriel, Rosário do Sul, Tupanciretã, Alegrete, Quaraí, Itaqui e Livramento, dentre outros municípios.

Uma massa de ar quente, úmida e extremamente instável que por dias esteve sobre o Sul do Uruguai e a província de Buenos Aires, causando inundações e enchentes, se transferiu em parte para o Rio Grande do Sul. Essa massa de ar quente e úmida seguirá atuando no estado até quarta-feira (20), mantendo a atmosfera instável e propícia à chuva em todas as regiões.

Entre quarta e quinta-feira (21 e 22), uma intensa frente fria vai cruzar pelo estado, intensificando a chuva e o risco de temporais. A Defesa Civil do estado está em alerta e monitora a situação em todo o Rio Grande do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.