Sequência de dias com risco de chuva forte e temporais no Sul do Brasil, segundo a Metsul

A MetSul Meteorologia alerta para uma sequência de dias com elevado risco de chuva localmente forte a intensa e temporais localizados no Sul do Brasil. A instabilidade vai afetar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. A chuva pode ser volumosa em diferentes pontos e alguns temporais podem ser fortes.

Não se trata de um único dia de instabilidade, mas sim de um período mais prolongado com a atmosfera muito instável. Isso significa que a Região Sul como um todo terá dias seguidos com condições favoráveis à ocorrência de episódios localizados de chuva forte ou temporais.

Inicialmente, a instabilidade tende a ser maior no Rio Grande do Sul e ao longo da semana afetará os estados catarinense e paranaense. A instabilidade não é causada por uma frente fria, mas sim por áreas de menor pressão atmosférica.

Quanto mais quente a atmosfera, maior a probabilidade de episódios de tempo severo. Assim, a chuva vai trazer alívio do calor que se registra há dias, entretanto, com a maior umidade e sem ingresso de ar frio, a sensação vai ser de abafamento.

Pancadas isoladas de chuva já ocorrem neste fim de semana, especialmente no Nordeste catarinense. A instabilidade aumenta muito no Sul do Brasil a partir desta segunda-feira, especialmente da tarde para a noite.

Na terça-feira, há risco de instabilidade forte em alguns pontos já entre a madrugada e de manhã, mas a instabilidade maior deve ocorrer da tarde para a noite. A instabilidade deve persistir na quarta e na quinta no Sul do Brasil com risco alto de chuva forte isolada e temporais localizados em alguns pontos.

Dados indicam que a instabilidade diminuiria no Sul do Brasil a partir da sexta-feira.

Em Porto Alegre e região metropolitana, os dias de maior risco de instabilidade são a segunda e a terça-feira. Embora pancadas isoladas e passageiras possam se dar em outros dias da semana. O cenário deste semana é radicalmente distinto do temporal de 16 de janeiro. O risco maior é chuva localmente forte, com possibilidade de rajadas de vento.

A MetSul Meteorologia alerta que os volumes de chuva devem ser altos e muito altos em pontos isolados. Precipitações intensas podem resultar em acumulados elevados em curto intervalo de forma localizada. Há um consenso entre os dados sobre o risco de chover forte, mas onde se darão estes eventos de chuva intensa muito isolada é bastante difícil precisar antecipadamente. Haverá locais no Sul do Brasil que não deve chover mais de 20 mm nesta semana inteira e outros que podem ter mais de 100 mm em poucas horas.f

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.