Possibilidade é muito alta de La Niña ainda em 2024: veja os impactos no RS

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) sinalizou uma crescente possibilidade do fenômeno La Niña ocorrer mais tarde neste ano. A probabilidade é considerada muito alta no segundo semestre, o que pode resultar em estiagem e frio no Sul do Brasil, enquanto no Norte e no Nordeste há chances de aumento da chuva.

Mesmo com as condições atuais ainda sendo de El Niño forte, a NOAA emitiu um aviso de “La Niña Watch”, indicando a possibilidade de retorno do fenômeno. O pico do El Niño foi atingido no último trimestre de 2023 e no começo de 2024.

Curiosamente, neste momento, há simultaneamente um aviso de El Niño ou “El Niño Advisory” e um aviso de La Niña ou “La Niña Watch”. Segundo a estimativa da NOAA, há uma probabilidade de 79% de que o El Niño chegue ao fim e o Pacífico Equatorial evolua para uma condição de neutralidade no trimestre de abril a junho e 55% de probabilidade de que o Pacífico passe de neutralidade para La Niña no trimestre de inverno, de junho a agosto.

As projeções da NOAA indicam que, na segunda metade do inverno, a probabilidade de La Niña no Pacífico beira os 70%. No trimestre de agosto a outubro, que contempla o fim do inverno e o começo da primavera, a probabilidade supera os 70%. Já no trimestre de primavera, a probabilidade estimada está perto de 80%.

A atualização deste mês marca um acentuado aumento da probabilidade pela estimativa da NOAA. No mês passado, a agência indicava para o trimestre de agosto a outubro uma probabilidade de 64% de La Niña. Na atualização de fevereiro, a probabilidade subiu para 74%.

Desde 1950, mais de metade dos eventos de El Niño foram seguidos pouco depois por uma transição para La Niña. Considerando apenas os eventos de forte El Niño, como é o caso de 2023-2024, cinco dos oito eventos desde 1950 foram seguidos por um episódio frio, portanto a maioria.

A transição aconteceu rapidamente nestes casos, o que sugere que o Oceano Pacífico Equatorial pode se comportar assim em 2024, com um começo de ano com El Niño e um final de ano sob La Niña.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.