Juventude anuncia a contratação do técnico Roger Machado

Dez anos depois, Roger Machado está de volta ao estádio Alfredo Jaconi. Aos 48 anos, o treinador chega para comandar um clube em um cenário absolutamente diferente daquele que deu início, em 2014, à sua trajetória fora dos gramados. Em 2024, Roger terá a missão de guiar o Verdão no Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro.

O acerto ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (12/01), em encontro com o Departamento de Futebol do Juventude, em Caxias do Sul. O treinador já se apresentou também ao elenco do Verdão. Já a apresentação para a imprensa ocorrerá na manhã deste sábado, às 08h30, no estádio Alfredo Jaconi.

Muito mais experiente e com ampla rodagem na Série A, onde comandou equipes de ponta, Roger Machado chega, assim como o Juventude, em outro patamar na carreira. “Muita satisfação em retornar ao Juventude, um grande e tradicional clube do futebol brasileiro. Muito prazer também em retornar ao lugar onde iniciei minha trajetória como treinador. Chego com imensa motivação e muita vontade em abraçar o projeto do clube. A expectativa é muito grande pelo primeiro contato com a torcida Jaconera e com o estádio Alfredo Jaconi, para jogarmos juntos”, disse o treinador, em sua primeira manifestação.

Paulo Paixão também chega ao Juventude

Roger chega ao lado do preparador físico multicampeão Paulo Paixão, referência do cenário esportivo do Brasil, com passagens por Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Vasco, Coritiba, Sport, Atlético Mineiro, Bahia, CSKA e Seleção Brasileira, onde conquistou por duas vezes a Copa do Mundo, em 1994 e 2002. Também conquistou outros títulos importantes como Copa América, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Libertadores da América, Recopa, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e inúmeros estaduais.

Quem também chega ao estádio Alfredo Jaconi é o auxiliar Guilherme Marques, com trabalhos junto a Roger no Fluminense e no Grêmio.

A carreira de treinador

Com o fim da carreira como atleta, em 2008, Roger iniciou um período de estudos e foi no Grêmio, como auxiliar-técnico, que iniciou sua trajetória na casamata. Até que, em 2014, chegou a oportunidade de dirigir o Juventude, em sua primeira experiência como treinador efetivado de um clube. Na ocasião, Roger comandou a equipe em sete jogos na Série C do Campeonato Brasileiro.

Na sequência, comandou o Novo Hamburgo e retornou ao Grêmio, onde permaneceu em 2015 e 2016. Em 2017, assinou com o Atlético Mineiro e conquistou o Campeonato Mineiro. Em 2018, chegou ao Palmeiras, onde foi escolhido o melhor técnico do Campeonato Paulista. Em 2019, foi contratado pelo Bahia, onde garantiu o título Baiano. Permaneceu em 2020 e, em 2021, foi contratado pelo Fluminense. Retornou ao Grêmio em 2022, onde foi campeão gaúcho e da Recopa Gaúcha.

O jogador

Lateral-esquerdo, Roger Machado construiu boa parte de sua carreira no Grêmio, onde formou-se nas categorias de base e tornou-se profissional, em 1994. Permaneceu até 2003 e em 2004 transferiu-se para o Vissel Kobe, do Japão. Em 2006 retornou ao Brasil para defender o Fluminense, onde se aposentou em 2008.

Ao longo de sua carreira de atleta, Roger conquistou quatro Copas do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Recopa e quatro Campeonatos Gaúchos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.