Muay Thai: a trajetória do atleta veranense Diego Baldissera até o campeonato brasileiro, agora, rumo ao mundial

Atleta representará o Brasil no campeonato mundial de Muay Thai, em março de 2024

O veranense Diego Baldissera sagrou-se campeão brasileiro de Muay Thai, no último domingo (05), no Rio de Janeiro. Praticante do esporte há mais de dez anos, ele agora representará Veranópolis, o Rio Grande do Sul e o Brasil no Campeonato Mundial de Muay Thai em Bangkok, na Tailândia, entre os dias 12 e 20 de março de 2024. Ele é o primeiro veranense a conquistar o título brasileiro na categoria até 63,5 kg.

Para chegar no concurso nacional, Diego participou da etapa estadual, em maio deste ano, na cidade de Bento Gonçalves. Na oportunidade ele também disputou o cinturão gaúcho – competição feita entre os destaques de cada modalidade, organizada pela FGMTE – Fundação Gaúcha de Muay Thai Esportivo. Na competição, Diego ficou em segundo lugar, alcançando uma vaga para o brasileiro.

No Rio de Janeiro, ele disputou três lutas, enfrentando o representante de Minas Gerais, o anfitrião carioca e o campeão gaúcho – o mesmo que havia enfrentado na etapa estadual em maio. Para conquistar a etapa nacional, foram dois meses de preparação, sempre consciente do desafio de enfrentar três lutas no mesmo dia.

Diego enfrentou três lutas no mesmo dia na competição nacional. | Foto: arquivo pessoal

— É um campeonato que exige muito do atleta. As vezes fazer uma luta já é difícil, bem desgastante, cansativo. Então, imagina tu estar fazendo uma luta lá no ringue, fazendo uma, já tendo que pensar em ganhar essa, e depois mais uma e depois ainda outra. (…) Sabendo disso, a gente foi buscar fazer o nosso camping, que é a preparação mais forte possível. Nós íamos chegar lá, se tivesse que fazer 10 lutas no dia, nós estávamos bem preparados, tanto físico quanto mentalmente. — relata.

Diego é um apaixonado pelo esporte e, por isso, avalia que as dificuldades da prática passam quase despercebidas. Para ele, o único desafio é conciliar os treinos – técnicos, físicos e de potência – com sua rotina de trabalho, já que não tem o muay thai por profissão,

— Eu gosto de lutar, da adrenalina. Eu gosto do processo, por mais que seja sofrido. (…) A dificuldade em si é essa, o resto é prazer mesmo. — afirma.

Para ele, outra motivação para a prática e busca por seus objetivos é a possibilidade de ter suas referências no esporte muito perto de si. Renato Rossato, seu treinador de Veranópolis, e Eduardo Veríssimo, mestre de Bento Gonçalves. Ambos também já foram campeões mundiais de Muay Thai.

Foto: arquivo pessoal.

— São dois caras que acreditam muito em mim, me dão muito suporte e eles tem uma bagagem muito grande. Tudo que eles falam pra eu fazer, eles já viveram isso. Então a gente tem uma base muito forte. — compartilha.

Agora, Diego vai dar sequência aos treinamentos, mantendo o foco para seu objetivo maior: o campeonato Mundial. Além do treinamento, ele também buscará recursos financeiros para participar do evento, durante cerca de dez dias, na Tailândia.

— A gente vai correr atrás disso aí. Nem caiu a ficha direito ainda, eu acho, na verdade. É uma coisa que eu sonhei, almejei, busquei tanto, que ainda não caiu a ficha que eu consegui. Eu sou uma pessoa que boto na cabeça uma coisa e até eu não conseguir eu não paro, eu vou buscar e vai vir pra Veranópolis esse título sim. — encerra.

O lutador veranense agora vai representar o Brasil na competição mundial em março de 2024. | Foto: arquivo pessoal.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.