Secretaria de Desenvolvimento Rural cria Selo Sabor Gaúcho Orgânico

A certificação é uma derivação do Selo Sabor Gaúcho, já consolidado no Estado

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) publicou, na segunda-feira (7/8), instrução normativa (IN 01/2023) que cria o Selo Sabor Gaúcho Orgânico – uma derivação do Selo Sabor Gaúcho, já existente e consolidado no Estado.

A iniciativa será lançada na 46ª Expointer, no espaço RS Innovation Agro Stage, com um painel apresentado pelo titular da SDR, Ronaldo Santini, e pela diretora do Departamento de Ações Integradas da SDR, Carolina Breda. A programação está sendo construída com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), responsável pelo local, e será divulgada nos próximos dias.

O objetivo da certificação é fomentar as agroindústrias familiares do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) que possuem esse tipo de origem. Além de agregar valor às agroindústrias com produtos de matéria-prima oriundos de produção orgânica, o selo busca promover a segurança alimentar e nutricional da sociedade, a sustentabilidade rural e o fomento ao setor produtivo de alimentos orgânicos.

Santini destacou que o Selo vai agregar valor às agroindústrias oriundas da produção orgânica. “O certificado objetiva agregação de valor ímpar para os produtores e agroindústrias, além de assegurar ao consumidor final a origem e procedência de insumos produzidos em solo gaúcho, ampliando a credibilidade dos produtos devidamente certificados”, disse o secretário.

O titular da SDR também ressaltou que a iniciativa vai ao encontro das tendências em todo o mundo. “Por meio do incentivo à produção orgânica, relacionada diretamente às tendências mundiais de criação de cadeias produtivas sustentáveis, esperamos garantir a sucessão familiar, tão importante para a agricultura familiar do Rio Grande do Sul.”

Para aderir ao selo, as agroindústrias familiares deverão apresentar ao Peaf a certificação orgânica emitida por certificadora ou organismos participativos de avaliação de conformidade orgânica credenciada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A nova identidade visual seguirá o seu layout tradicional, já consolidado no Estado, com uma variação de cores exclusiva para o setor de orgânicos.

As solicitações deverão ser encaminhadas para o Departamento de Ações Integradas da SDR, por meio da Divisão de Fomento à Produção Orgânica e de Baixo Carbono.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.