Secretaria de Comunicação vence o Prêmio Camp em três categorias

A Secretaria de Comunicação (Secom) foi vencedora em três categorias do 3º Prêmio Camp da Democracia, promovido pelo Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (Camp), com cinco trabalhos. O anúncio ocorreu na noite desta quarta-feira (23/8) em uma celebração realizada dentro do Digitalks Expo, feira de negócios do universo digital, em São Paulo.

A titular da Secom, Tânia Moreira, presente no evento, disse que o prêmio é uma conquista da sua equipe e reforçou o compromisso de todos em informar com credibilidade, seriedade e profissionalismo. “A premiação desses cinco trabalhos é um reconhecimento fantástico do nosso esforço, a partir da diretriz do governador Eduardo Leite, em fazermos um trabalho de comunicação pública profissional de qualidade, para levar informação de interesse público a todos os gaúchos. Essa conquista tem um pedacinho de cada um dos colaboradores da Secom”, afirmou.

As premiações são divididas em três categorias: ouro, prata e bronze. Na categoria Melhor Campanha Institucional para Governo, a Secom levou ouro com a comunicação do Programa Avançar e prata com a programação de 100 anos do Palácio Piratini. Também conquistou ouro com a estratégia de comunicação durante a pandemia, na categoria Melhor Case Atemporal.

A Secom venceu ainda na categoria Melhor gestão de crise com ouro, para o trabalho jornalístico realizado por ocasião do incêndio do prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da implosão da estrutura que restou do sinistro, e prata, para a estratégia de divulgação do Sistema 3As de Monitoramento, que utilizou dados epidemiológicos e de acompanhamento do sistema de saúde para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores durante a pandemia de covid-19.

Prêmio Camp
Gomes, Tânia e Moreira receberam os prêmios concedidos à Secretaria de Comunicação do RS – Foto: Gustavo Mansur/Secom

O diretor de Conservação e Memória do Palácio Piratini, Mateus Gomes, que participou da premiação em São Paulo, foi o idealizador do projeto e das celebrações alusivos aos 100 anos da sede do Executivo gaúcho. “O centenário do palácio democratizou o acesso da população à sede do governo através da sua história e do seu repertório cultural, bem como do formato de comunicação desse patrimônio que é de todos nós”, comentou.

O diretor de Jornalismo da Secom, Carlos Ismael Moreira, considerou o reconhecimento como tradução do empenho da equipe de profissionais da secretaria em atuar sempre com muita técnica, precisão e confiabilidade nas informações levadas à sociedade. “Seja para comunicar as ações institucionais de interesse público ou para gerenciar crises, pautamos o nosso trabalho sempre por transparência, agilidade e seriedade no trato com a informação. Esses prêmios nos dão mais confiança para seguir atuando por uma comunicação pública eficiente”, disse.

A secretária Tânia, que tem mais de três décadas de experiência em campanhas eleitorais e é uma das autoras do livro Marketing político no Brasil, também realizou a entrega de premiação a agraciados nas categorias exclusivas para trabalhos desenvolvidos para períodos eleitorais.

 O prêmio

O Prêmio Camp da Democracia é um reconhecimento aos profissionais que atuam em campanhas eleitorais, comunicação e consultoria política, associativa, partidária e governamental. É considerado entre profissionais da área como o maior prêmio de marketing político do país.

Esta terceira edição da competição foi dividida em dois eixos, de trabalhos exclusivamente eleitorais, com 30 categorias, e cases de ações governamentais ou institucionais, com 23 categorias.

O Reconhecimento Camp, entregue a personalidades e instituições escolhidas por votação entre os membros da diretoria do Camp, foi entregue ao programa de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral.

Os trabalhos foram avaliados por 80 jurados com reconhecida atuação em marketing político nacional. No total, o prêmio recebeu mais de 300 inscrições de cases, um aumento de mais de 260% em relação à última edição.

O Camp é formado por consultores, estrategistas, jornalistas, publicitários e pesquisadores de diversas áreas provenientes de todas as regiões do país. A entidade atua permanentemente em defesa da democracia e promove o aperfeiçoamento dos profissionais de marketing político, organizando eventos e valorizando o trabalho de atores da área.

O presidente do Camp, Bruno Hoffmann, CEO da Esplanada – Comunicação Estratégica e sócio do Instituto de Estudos em Relações Governamentais e Políticas Públicas (IERPP), destacou a importância dos profissionais do marketing político para o fortalecimento da democracia e de uma participação popular mais engajada. “A comunicação política e de interesse público não pode ser vista como fonte de eventuais problemas, mas sim pelo que ela é, como solução, e necessária”, afirmou.

Cases vencedores

Programa Avançar
Ouro na categoria Melhor Campanha Institucional de Governo

A partir de um conjunto de reformas estruturantes e privatizações nos primeiros anos da administração Eduardo Leite, o governo conseguiu reequilibrar as finanças do Estado. O resultado mais expressivo desse conjunto de ações de governo é o programa Avançar, com investimentos de R$ 6,5 bilhões em todas as áreas da administração pública.

Foi necessário, a partir disso, comunicar de forma clara e eficaz a magnitude do programa, com a criação de uma estratégia de comunicação que engajasse e informasse a população sobre os benefícios e impactos positivos.

Para isso, foram promovidas, de maneira coordenada: ações de assessoria de imprensa, campanha publicitária (utilizando diferentes canais, como televisão, rádio, mídia impressa, mídia Out Off Home e anúncios online), ações em redes sociais e criação de eventos para cada área.


Palácio Piratini 100 anos
Prata na categoria Melhor Campanha Institucional de Governo

O projeto vitorioso Palácio Piratini – 100 anos, criado pela agência Global, teve como objetivo mostrar que um governo vai além de políticos e suas equipes. Envolve o conjunto arquitetônico e os valores subjetivos do Estado, estabelecendo um diálogo entre passado e presente como premissa para o futuro.

As peças publicitárias contaram com agenda de visitação (conforme os protocolos sanitários permitiam, durante o período da pandemia), site que proporciona um tour virtual pelos ambientes e detalha o acervo, filme de 90 segundos, revista com 160 páginas e vídeos sobre dança, música e gastronomia, além de perfis em redes sociais, podcasts, exposições e eventos tendo o palácio por referência e cenário.

Incêndio SSP-RS
Ouro na categoria Melhor Gerenciamento de Crise (não eleitoral)

Na noite de 14 de julho de 2021, um incêndio de grandes proporções atingiu a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Iniciado o combate às chamas, começou de imediato uma intensa ação de gerenciamento de crise para levar à imprensa informações precisas, de forma ágil e profissional. Em 30 minutos, as redes sociais da SSP já tinham postagens. Uma hora depois, ainda durante o combate ao fogo, foi transmitida ao vivo coletiva com autoridades.

Na manhã seguinte, com dois bombeiros desaparecidos durante o colapso parcial do prédio, já havia uma estrutura pronta em um hotel próximo à sede da SSP para uma nova coletiva. Nos dias seguintes, foi mantido um fluxo de informações em tempo real à imprensa por WhatsApp e entrevistas periódicas. Com acesso restrito ao local, devido a questões de segurança, a comunicação oficial virou a principal fonte de notícias, com produção diuturna de textos, fotos e vídeos. A cobertura sensível das buscas pelos dois militares, do encontro dos corpos e do velório também exigiram equilíbrio e responsabilidade.

Para a implosão do prédio, em 6 de março de 2022, foi criado um plano para informar em detalhes a operação, com evacuação da área, além da cobertura in loco pela imprensa.

Sistema 3As de Monitoramento
Prata na categoria Melhor Gerenciamento de Crises (não eleitoral)

Nos primeiros meses de 2021, o Rio Grande do Sul atravessava o período mais crítico da pandemia, com aumento expressivo no número de mortes em decorrência da covid-19. A partir de 21 de fevereiro, as 21 regiões de enfrentamento da doença no Estado ficaram por nove semanas sucessivas em bandeira preta, a mais grave do regime de regulação criado em maio de 2020, o Distanciamento Controlado.

Com base científica e avaliação semanal de risco e expansão da doença pelo território, esse instrumento inicial havia ajudado o governo gaúcho a obter resultados exemplares nos primeiros meses da doença, mas àquela altura já estava desgastado.

Foi quando o governo do Estado decidiu substituí-lo pelo sistema 3As de Monitoramento, simplificando protocolos e envolvendo os municípios na gestão. O desafio foi executar um plano de comunicação que garantisse uma transição confiável para a sociedade.

O gerenciamento de crise propiciou que a troca de modelos de gestão da pandemia no Rio Grande do Sul fosse apresentada e explicada aos poucos à sociedade.

Foram implementadas ações para divulgar a etapa preparatória de desenvolvimento do novo modelo, essencial para o conceito pretendido de construção colaborativa com a sociedade, sobretudo com as prefeituras. Depois, foi conduzida uma ação de lançamento do novo modelo 3As, apostando no didatismo e no contraste com o sistema anterior. Por último, foi implementada uma rotina diária e semanal de informação sobre o status da doença, de acordo com a gravidade.
 

Estratégia de comunicação na pandemia
Ouro na categoria Melhor Case Atemporal

Além do vírus, outros inimigos agravaram a pandemia de covid 19: a desinformação, o negacionismo e a resistência ao isolamento social e à interrupção das atividades econômicas. Em meio a este cenário adverso, era preciso consolidar uma liderança confiável, em condições de agir com empatia e a partir de informações respaldadas.

Desde a confirmação do primeiro caso e do anúncio das medidas iniciais de enfrentamento da doença, o desafio foi consolidar a comunicação do governo do Rio Grande do Sul como uma fonte segura de informação, que pudesse ajudar a população a conviver com aquele período de incertezas.

Além de criar uma rotina diária (lives) com alertas, recomendações e balanços, também foi preciso desenvolver campanhas publicitárias de esclarecimento e mobilização, a partir do modelo de Distanciamento Controlado, que exigiu uma comunicação por região, pois as cores indicavam o nível de risco da doença.

A estratégia criou uma rotina de comunicação, cativando a audiência e gerando uma expectativa de atualização que foi fundamental à organização do trabalho da imprensa. Também desenvolveu produtos especiais, para atender demandas específicas, seja de veículos ou de cidadãos em busca de orientação por plataformas digitais. Proporcionou a divulgação de modelos técnicos de gerenciamento da pandemia, facilmente comunicáveis e com orientações e protocolos para serem seguidos pela população e pelas atividades econômicas. Contou com campanhas publicitárias com foco em esclarecimento e mobilização da sociedade, tanto para conter comportamentos que auxiliavam a propagação do vírus quanto em momentos em que foi preciso convocar as pessoas para a vacinação. Por fim, consolidou uma imagem de empatia e respeito à ciência, atributos essenciais à gestão.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

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