Monitora de escola infantil é afastada após suspeita de maus-tratos contra aluno de 2 anos, no RS

A Prefeitura de General Câmara, localizada a 81 km de Porto Alegre, tomou a decisão de afastar preventivamente uma monitora da Escola de Educação Infantil Norberto Fagundes Ribeiro, após suspeitas de maus-tratos a um aluno de apenas 2 anos de idade. Um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foi imediatamente instaurado para investigar o caso.

De acordo com Helton Barreto, prefeito da cidade, a denúncia surgiu quando outra monitora que compartilhava a mesma sala de aula relatou ter testemunhado a colega em questão amarrando a criança a uma cadeira. A segurança das salas de aula é garantida por meio de câmeras de vigilância, e as imagens revelaram a chocante situação de maus-tratos, conforme relatado pelo prefeito.

Para preservar a integridade do processo investigativo, a Secretaria Municipal de Educação decidiu, seguindo a orientação da procuradoria jurídica do município, não liberar as imagens ao público até a conclusão do PAD, que poderá se estender ao longo de até 90 dias.

Embora as imagens ainda não tenham sido divulgadas, o prefeito Barreto compartilhou detalhes do conteúdo, descrevendo o momento em que a monitora teria amarrado a criança à cadeira utilizando uma espécie de corda. A situação se destaca ainda mais pelo fato de que a ação teria sido dirigida apenas a esse aluno específico. A monitora, no entanto, não apresentou uma explicação satisfatória para sua conduta.

A funcionária em questão é uma servidora pública que ingressou no quadro da prefeitura como atendente de escola, após aprovação em concurso público, há aproximadamente quatro meses. Enquanto estiver afastada durante a investigação, ela continuará recebendo seu salário, uma vez que ainda está no período de estágio probatório.

Durante o decorrer do Procedimento Administrativo Disciplinar, a monitora terá a oportunidade de apresentar sua versão dos eventos. Caso a comissão responsável pelas apurações conclua que houve de fato maus-tratos, a monitora poderá ser exonerada do cargo.

Os pais da criança foram prontamente informados sobre o incidente. A criança permanece matriculada na instituição de ensino e continua frequentando as aulas normalmente.

Até a manhã desta quarta-feira (23), o caso não havia sido registrado em uma delegacia de polícia, mas as autoridades locais estão atentas ao desenvolvimento da situação.

Com informações do Portal G1.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.