Ministro determina que apagão seja investigado e cria sala de situação

O país enfrentou uma situação crítica nesta terça-feira, 15 de agosto, com um amplo apagão que atingiu pelo menos 18 estados brasileiros e o Distrito Federal. A interrupção no fornecimento de energia elétrica, que começou por volta das 8h20, deixou milhões de pessoas sem eletricidade e causou uma série de problemas em diversas regiões afetadas.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, agiu prontamente ao anunciar a criação de uma sala de situação destinada a coordenar as ações de retomada do fornecimento de energia e a investigação das causas desse incidente de grandes proporções. Em comunicado oficial, o Ministério de Minas e Energia (MME) destacou: “O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.”

Os estados afetados incluem Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. O apagão comprometeu diversos setores da vida cotidiana, desde a falta de acesso à internet até o funcionamento interrompido de elevadores, semáforos desligados, trânsito congestionado e transtornos no transporte público, como evidenciado pelo registro de metrôs vazios em São Paulo e Belo Horizonte devido à queda de energia.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma interrupção de aproximadamente 16 mil megawatts na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Essa falha afetou também a região Sudeste, devido às interligações entre as diferentes áreas do país.

As investigações para determinar as causas desse apagão estão em andamento, enquanto as equipes trabalham incansavelmente para restabelecer totalmente o fornecimento de energia. O MME ressaltou em seu comunicado que está empenhado em “restaurar a carga plenamente o mais breve possível”, buscando minimizar os impactos significativos que a interrupção causou na vida dos cidadãos afetados.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.