Chuva, sol e reforço de ar polar com ar mais gelado nesta sexta

O dia começa com muitas nuvens e chance de chuva e garoa entre a madrugada e de manhã na faixa central do estado e na Metade Norte. Há chance de precipitação, dentre outras cidades, em Porto Alegre e outros municípios da área metropolitana. No Sul gaúcho, o tempo segue firme, as informações são da Metsul.

No decorrer do dia, entretanto, as nuvens diminuem e o sol aparece. A instabilidade persiste ainda à tarde em cidades mais ao Norte gaúcho, sobretudo perto de Santa Catarina, como em pontos do Alto Uruguai, Serra e Aparados da Serra.

A melhora do tempo com o afastamento da instabilidade será proporcionada pelo ingresso de ar ainda mais frio e seco no Rio Grande do Sul, um típico reforço de ar polar. O ar frio está sendo impulsionado por um enorme e intenso ciclone extratropical no Atlântico Sul, que se formou na quarta na costa uruguaia, e no fim da tarde tinha o seu centro 2.500 quilômetros a Sudeste de Porto Alegre.

Por isso, esta sexta-feira será um dia de frio e tipicamente de inverno. Grande parte dos locais do Rio Grande do Sul deve ter temperatura baixa o dia todo. Já faz frio cedo, com chance de geada isolada na Campanha, mas em muitas cidades as mínimas ocorrem à noite.

A maioria das localidades gaúchas terá máximas nesta sexta apenas entre 13ºC e 16ºC, mesmo com a presença do sol, mas esfria acentuadamente ao entardecer e às 21h de sexta se prevê temperatura de 3ºC a 5ºC nos Campos de Cima da Serra, 6ºC a 7ºC em Gramado e Caxias do Sul, 6ºC em Bagé, 8ºC a 9ºC em Santa Maria e ao redor de 10ºC na área central de Porto Alegre.

O ar mais frio chega nesta sexta-feira pelo reforço polar com vento por vezes com intensidade moderada do quadrante Sul, o que vai reforçar a percepção de frio com baixa sensação térmica no decorrer do dia.

Será este reforço de ar polar que trará uma madrugada e amanhecer gelados no sábado com geada em muitas cidades e mínimas abaixo de 5ºC na maioria dos municípios gaúchos. Pode fazer até -2ºC a 0ºC nos Aparados da Serra, 4ºC a 5ºC na Grande Porto Alegre e extremo Sul de Porto Alegre e 7ºC a 9ºC nos bairros centrais da capital.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.