Flores de corte diversificam produção agrícola caxiense

Caxias do Sul é reconhecida como a maior produtora de hortigranjeiros do Rio Grande do Sul, porém, recentemente vem ganhando força no cultivo de flores de corte para o mercado de eventos e datas comemorativas. Embora a produção ainda não seja quantificada, os técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) acreditam que o segmento apresenta forte tendência de crescimento.

Um exemplo disso é a família Catuzzo, que investiu em uma estufa em Vila Seca para a produção de quatro espécies de flores de corte: lisianthus, girassol, mosquitinhos e boca-de-leão. O circuito fechado semi-hidropônico, que é comum em hortaliças e morangos, mas pioneiro para flores de corte na região, é o diferencial do empreendimento. O técnico agrícola da SMAPA, Rudinei Giacomelli, que acompanha há anos a evolução da propriedade, explica que a água e os nutrientes são fornecidos por meio de irrigação por gotejamento, e o que as plantas não absorvem é 100% reaproveitado, retornando para o sistema de forma eficiente e ambientalmente correta.

Outro exemplo é a família Bonatto, que tem orgulho em mostrar a produção colorida de rosas, dálias e crisântemos em São Luís da 6ª Légua. Embora a produção de hortaliças seja o forte da comercialização, as flores são sua maior paixão. Eles produzem dez meses por ano e se especializaram na produção artesanal, reproduzindo as flores mais especiais e folhagens para jardim e orquídeas (neste caso em estufas).

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.