Prefeito de Veranópolis participa de reunião do CISGA

Na quinta-feira, dia 23 de março, o Prefeito de Veranópolis Waldemar De Carli participou na cidade de Garibaldi da reunião do CISGA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha.

Oportunidade onde foi realizada a apresentação dos Resultados Finais da FASE I do projeto Resíduos Sólidos – Rotas Tecnológicas para transformar resíduos urbanos em produtos de valor agregado. Reunião que contou com a presença da Secretária do Meio Ambiente do RS, do Presidente da FEPAM e do Coordenador do Ministério Público do Meio Ambiente.

A apresentação foi conduzida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e mostrou o estudo sobre alternativas tecnológicas que buscam a destinação sustentável de resíduos sólidos urbanos (RSUs), transformando-os em energia e produtos. A iniciativa do projeto é do CISGA, do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

O projeto possui 3 fases, prevendo a instalação e operação de uma unidade teste, para em seguida criar uma unidade regional (em escala industrial) de geração de energia e produtos de valor agregado a partir dos RSUs.

➡ Neste encontro que contou com a presença dos Prefeitos da Região foi realizada a assinatura do convênio para continuidade deste projeto que terá financiamento da Caixa Econômica Federal.

O Prefeito Waldemar De Carli, vê uma grande oportunidade com esse projeto e uma boa solução para os resíduos urbanos, com aproveitamento comercial, por meio do “biochar, hidrogênio” que é produzido a partir da pirólise (combustão / queima dos resíduos).

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis, Fernando Fracaro, também participou deste encontro que tratou sobre o projeto de resíduos sólidos

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.