Polícia Civil do RS realiza a maior apreensão de ecstasy da história

A Polícia Civil, na noite de quinta-feira (02) deflagrou a Operação Albuquerque e realizou a maior apreensão de ecstasy da história da instituição. A ação foi realizada pela 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).

A investigação iniciou há 2 meses, após uma série de prisões realizadas nas últimas semanas de entregadores de drogas sintéticas. Foi possível averiguar um aumento significativo da circulação de entorpecentes na região metropolitana de Porto Alegre, não se limitando a vendas em eventos e festas.

De acordo com o delegado Gabriel Borges, historicamente essas drogas são produzidas em grande quantidade no Estado de Santa Catarina e transportadas para venda no Rio Grande do Sul, mas com o avançar da investigação foi possível constatar que na região metropolitana da Capital havia uma produção em larga escala da droga.

Um dos integrantes do grupo foi preso em flagrante, efetuando uma entrega de comprimidos em uma motocicleta. Na continuidade da operação, a equipe se deslocou ao local monitorado na Zona Norte de Porto Alegre, indicado como suspeito de armazenar os entorpecentes.

No imóvel, foram apreendidos 17.237 comprimidos de ecstasy, 3.300 cápsulas para colocação de MDMA (composto utilizado na produção do ecstasy), 500 g de magnésio, também utilizado para produção da droga, 40 ampolas de ketamina, 25 porções de MDMA, corantes para coloração das substâncias, ponteiras de aço para molde dos comprimidos, tubos contendo diversos compostos químicos, luvas, óculos, aventais, máscaras de proteção, um liquidificador e 4 tubos de gás volcano. Como os entorpecentes eram vendidos na média de 50 a 100 reais a unidade, o prejuízo ao crime organizado se aproxima de 2 milhões de reais.

“Estou muito orgulhoso do Denarc, que realizou hoje, dentro de uma sequência de trabalhos de excelência com investigação criminal qualificada, com diversas apreensões de drogas, a maior apreensão de ecstasy da história da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Nossos policiais, delegados e agentes, que se dedicam dia e noite ao mister de proteger a sociedade gaúcha, enaltecem o nome da Polícia Civil gaúcha”, disse o Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Delegado Fernando Sodré.

O Diretor-Geral do Denarc, Delegado Carlos Wendt, afirmou que o Departamento tem focado na apreensão de drogas sintéticas, resultando na retirada de dezenas de milhares de comprimidos de ecstasy das ruas nos últimos anos.

Já o Diretor de Investigação do Narcotráfico, Delegado Alencar Carraro, reforçou que o departamento está comprometido na realização de grandes apreensões de drogas, armas e dinheiro, visando à redução de poder das organizações criminosas, realizando investigações altamente qualificadas e técnicas.

O Delegado Gabriel Borges ainda ressaltou que o papel principal do departamento foi cumprido, com a retirada de grandes quantidades de entorpecentes das mãos do crime organizado por meio de investigações qualificadas.

A ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas, principalmente buscando a descapitalização das organizações criminosas e a responsabilização criminal das lideranças. A investigação prosseguirá para identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros envolvidos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.