Escola Virgínia Bernardi, agora municipalizada, passa a receber 120 alunos da etapa pré-escolar

Modelo de ensino voltado à etapa pré-escolar deve ser implantado em outros educandários do município

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Virgínia Bernardi, passou a ser municipal neste ano de 2023, tornando-se uma escola de Educação Infantil. O trâmite para que a municipalização fosse viabilizada, iniciou ainda em maio de 2022, e no decorrer do ano o processo foi se concretizando. Nos últimos anos, o município utilizou salas do educandário, a fim de suprir a demanda da Educação Infantil, e a partir de agora, a escola passará a receber alunos da etapa pré-escolar.

Saiba mais | Escola Estadual Professora Virgínia Bernardi será municipal a partir de 2023 em Veranópolis

Em entrevista à Studio, a secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Izabel Cristina Durli Menin, afirmou que o espaço já passou por remodelações para receber as crianças. “É uma novidade dentro do município, porque ela é uma EMEI, de educação infantil, mas a diferenciação está em ser voltada a etapa pré-escolar, que é dos quatro e cinco anos“, explica. A decisão de implantar esse formato no educandário foi tomada a partir da percepção que algumas escolas possuíam grande procura de vagas para essa faixa etária, e não dispunham de espaço físico para atender todas as crianças.

Sendo assim, as turmas de Jardim A e B das EMEF Irmão Artur Francisco e Felipe dos Santos e da EMEI Anita Dall’Agnol Amantino, foram juntadas e realocadas na agora Escola Municipal de Educação Infantil Professora Virgínia Bernardi. No total, são 120 alunos que iniciam sua trajetória escolar no educandário agora, remodelado. Para que isso fosse possível, explica Izabel, o transporte escolar oferecido foi reforçado para atender a nova demanda.

É uma das questões que precisamos pensar enquanto município, para ter um trabalho pedagógico voltado a esse nível de ensino, de quatro a cinco anos, com um trabalho muito atento a essas crianças e a aquisição de habilidades que elas precisam para ingressar num primeiro ano no ensino fundamental“, afirma.

Izabel ainda projeta que a novidade no formato de ensino voltado à etapa pré-escolar deve ser implantada também na EMEF Joana Aimé, a partir da ampliação do educandário, que poderá receber mais estudantes após a finalização das obras. Todavia, ela reforça que o ano de 2023 será marcado por grandes investimentos na formação pedagógica, afinal, “sem material humano qualificado, não se transforma a educação“, finaliza.

Mudanças na estrutura física

Entre as melhorias estruturais, a secretária destaca que já foi encaminhada a licitação para a pintura da escola. Atualmente, o espaço conta com o destaque da logomarca da instituição, que representa o movimento, e novas cores serão acrescidas para representar a infância que agora a escola acolhe.

História 

As atividades iniciaram na escola no dia 20 de maio de 1957. Naquele ano, existia apenas uma escola estadual no centro da cidade, o Grupo Escolar Felipe dos Santos, por isso, foi inaugurada a escola que foi denominada como Virgínia Bernardi em homenagem à memória da primeira professora pública primária do município de Alfredo Chaves, que era irmã do poeta Mansueto Bernardi.

A escola possui um grande espaço físico, com sete salas de aulas. Três salas com ar-condicionado, quadro de lousa branca, uma sala de multimídia, uma sala de informática, sala de professores, biblioteca, banheiros para pessoas com necessidades especiais e banheiros comuns, cozinha, sala de direção e secretaria, acessibilidade com rampa e indicadores para deficientes visuais. Também possui duas quadras de esportes e um amplo espaço verde arborizado.

Confira a entrevista completa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.