Escola Estadual Professora Virgínia Bernardi será municipal a partir de 2023 em Veranópolis

A instituição de ensino, que tem 65 anos, passará a atender a pré-escola da rede municipal de ensino

A Escola Estadual de Ensino Fundamental, Professora Virgínia Bernardi, será municipal a partir de 2023, em Veranópolis, tornando-se uma escola de Educação Infantil. Inclusive, segundo a secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, já foram realizadas 130 matrículas para o próximo ano. Nos últimos anos, o município utilizou salas do educandário, a fim de suprir a demanda da Educação Infantil.

Hoje, a instituição de ensino estadual atende 11 alunos de 7º, 8º e 9º anos de forma multisseriada. Além de 32 estudantes na Educação de Jovens e Adultos, nível Fundamental (T4, T5 e T6). Alguns dos alunos, serão direcionados à EMEF Felipe dos Santos. Já os que cursam a EJA e os que irão para o Ensino Médio, buscarão vagas no Colégio Estadual São Luiz Gonzaga.

Os menores de 18 anos que hoje cursam a EJA, precisarão cursar o Ensino Fundamental tradicional na rede municipal. Já os alunos com 15 anos completos e que estiverem trabalhando ou realizando curso no Senai ou Jovem Aprendiz, poderão realizar a inscrição até o dia 27 de novembro na EJA, no Colégio São Luiz, a fim de garantir que seja aberta a turma para esta modalidade.

A direção, professores e funcionários que são nomeados, serão transferidos ao Colégio São Luiz Gonzaga, de acordo com a necessidade. Já os professores contratados, não têm a mesma perspectiva. No dia 31 de dezembro, a atual equipe entrega a chave ao município.

A atual diretora, Izaura Alberton, que atua na escola há mais de 20 anos, afirma que a instituição tem boas condições, mas que sempre se contou com o auxílio da comunidade e funcionários. Muitas foram as rifas, vendas de alimentos e, até mesmo, dedicação de horas de trabalho na escola.

A comunidade escolar está organizando um abraço ao educandário no dia 10 de dezembro, a partir das 15 horas, com diversas atividades. Além disso, estão sendo publicadas no Facebook, as listas dos alunos, professores e funcionários, que fizeram parte da história do educandário. As listas podem ser conferidas no perfil de Rosane Salvetti. Muitas pessoas estão compartilhando as boas lembranças.

No abraço à escola, os alunos, ex-alunos, equipe escolar e comunidade em geral relembram os 65 anos de história – Foto: Franciele Priori/Studio

História 

As atividades iniciaram na escola no dia 20 de maio de 1957. Naquele ano, existia apenas uma escola estadual no centro da Cidade, o Grupo Escolar Felipe dos Santos, por isso, foi inaugurada a escola que foi denominada como Virgínia Bernardi em homenagem à memória da primeira professora pública primária do município de Alfredo Chaves, que era irmã do poeta Mansueto Bernardi.

Inicialmente a escola ficava na Rua Tiradentes em um prédio alugado, atendendo 220 alunos. A primeira diretora foi Zenaide Maria Boff,  como professores José Mauro, Zulmira Boff, Celita Padova, Oraida Guglielmin, Herna Schmtitz, Noemi Faccin, Beatriz Faccin e Miriam Zanin Tedesco e as funcionárias: Assunta Chiaradia e Eleonora Mantovani.

Devido à demanda, o governo adquiriu um terreno e iniciou a construção na Avenida Osvaldo Aranha. A estrutura foi inaugurada no dia 24 de julho de 1961, com o curso Primário Completo que compreendia 1ª a 5ª séries. Em 1973, foi autorizada a receber a 6ª série. Em 1992 a 7ª e 8ª série. Em 15 de dezembro de 2000 foi autorizada a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A partir de 2005, após o governo do Estado transferir a responsabilidade com a Educação Infantil aos municípios, a escola estadual começou a ter um número de alunos reduzidos. Isso porque as crianças iniciavam os estudos em escolas municipais ou particulares e ali seguiam até finalizar o Ensino Fundamental.

A escola possui um grande espaço físico, com sete salas de aulas, duas emprestadas para o município. Três salas com ar-condicionado, quadro de lousa branca, uma sala de multimídia, uma sala de informática, sala de professores, biblioteca, banheiros para pessoas com necessidades especiais e banheiros comuns, cozinha, sala de direção e secretaria, acessibilidade com rampa e indicadores para deficientes visuais. Também possui duas quadras de esportes e um amplo espaço verde arborizado.

Neste ano a Prefeitura Municipal entrou com um processo de municipalização no mês de maio, no qual se responsabiliza em manter a escola pelos próximos anos. O desejo da atual equipe é de que o espaço seja palco de muitas aprendizagens e acolhimento. A direção também agradece aos pais, funcionários, professores e alunos pelo constante auxílio prestado.

A partir de 2023, a escola passará a se chamar Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Virgínia Bernardi, etapa pré-escola. Serão atendidas crianças entre quatro e cinco anos no Jardins A e B. Hoje, Veranópolis conta com quatro EMEIS.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.