Emater/RS-Ascar promove processo de qualificação e certificação da erva-mate  

A qualidade da erva-mate cultivada pelos produtores gaúchos assistidos pela Emater/RS-Ascar é avaliada pelos classificadores da Instituição. O processo acontece do transporte do produto até as análises laboratoriais, quando são observados os valores e componentes, leveduras, resíduos de agrotóxicos, umidade, matérias estranhas, salmonelas e coliformes. A partir dessa investigação minuciosa é que se dá a qualificação e certificação da erva-mate, cujas amostras determinam o padrão e o preço da matéria-prima. Os produtos processados pelas agroindústrias, com certificação da Emater/RS-Ascar, possuem rastreabilidade, ou seja, seus rótulos definem a propriedade de origem e o nome do produtor, bem como o número para contato, a época do plantio e da colheita, a variedade da erva-mate, entre outras características do produto.

QUALIDADE CERTIFICADA

O classificador Deniandro Rocha, do Núcleo de Certificação de Produtos (NCP) da Emater/RS-Ascar, destacou a vantagem do selo de qualidade da erva-mate para as ervateiras. “Os produtores podem adquirir o selo da qualidade de produção se atendidos os 150 requisitos do Manual de Qualidade da Erva-Mate da Emater/RS-Ascar. Os requisitos visam às boas práticas agrícolas e de fabricação, segurança do trabalho, atendimento às legislações municipal, estadual e federal. O selo garante uma melhoria contínua do produto, visto que é feita uma avaliação anual do processo industrial com a intenção de manter a qualidade da erva-mate”, pontuou Rocha.

Imagem: Kesya Vidal

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.