Nova Prata investe mais de meio milhão para infraestrutura cabeada e equipamentos para atender a necessidade de conectividade em seis escolas

Cada vez mais as tecnologias estão integradas às atividades diárias das pessoas, desde para o trabalho, estudos, até os momentos de lazer e convivência.

Na atualidade, é praticamente regra estar conectado, ou seja, online, pois assim, tudo está disponível a um clique ou a um toque, na rede mundial de computadores, a internet. E ali, são inúmeras as possibilidades, também quando se fala em educação, em novas maneiras de aprender e de ensinar.

O vislumbre dessa realidade fez com que o Município de Nova Prata, através da Secretaria de Educação, realizasse um grande investimento nesta área, na reestruturação e modernização de toda rede de informática das seis escolas municipais de ensino fundamental, na Reinaldo Cherubini, do bairro Retiro, na Guerino Somavilla e Prefeito Nagib Stella Elias, no bairro Santa Cruz, na Ângela Pellegrini Paludo, do bairro Basalto, na Padre Josué Bardin, no bairro São João Bosco e, na Caetano Polesello, no bairro Rio Branco.

Cabe ressaltar que as escolas já possuíam acesso à internet, mas que, ao longo do tempo, não acompanhou o crescimento em conformidade com a demanda exigida e começou a apresentar deficiências na cobertura com o sinal, justamente pelos equipamentos já obsoletos.

Ao identificar esta situação, partiu-se para uma completa reestruturação do cabeamento desta rede, em todas as salas de aula, salas administrativas e auditórios, com cabos e equipamentos novos que atendessem a necessidade atual, principalmente com a instalação de sinal de rede sem fio (wi-fi) em cada uma das salas, com velocidade, qualidade e segurança adequada e capacidade para atender de 25 a 30 conexões simultâneas por equipamento. Além disso, para uma melhor performance na conexão, existem redes diferentes para atender os alunos, professores e setores administrativos. Para esta implementação de rede foram investidos aproximadamente R$ 550 mil.

Os alunos farão uso desse recurso para realizar as mais diferentes atividades propostas, mediante a solicitação do seu professor, que gerará um código de acesso, permitindo definir o horário e tempo de navegação.

Na quarta-feira, 09, aconteceu uma visita a estas escolas, onde a secretária de Educação, Loreni Schaeffer Tonin, juntamente com os colegas da equipe, Tatiana Schneider e Cassiano Miglia Vacca, acompanharam e puderam verificar a nova estrutura da rede, explanada pelo técnico responsável da TI do município e também pela implementação destas melhorias, Juliano Stiegemeier. As diretoras de cada escola também acompanharam e relataram do resultado significativo gerado, na melhora do desempenho e também pela qualidade do sinal, que agora chega em todos os pontos necessários.

A secretária Loreni enfatiza que o processo não está concluído, pois depois de vencida esta etapa, os professores e todas equipes das escolas receberão treinamentos para melhor usufruírem dessas novas possibilidades que a tecnologia trará em favor da educação.

Fotos: Vilson Paludo/AC

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.