Cotiporã inaugura proteção de nascente de água

Cotiporã é um dos 23 municípios que fazem parte do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais na Região da Sicredi Serrana, executado pela Emater/RS-Ascar. A iniciativa busca garantir a segurança hídrica das propriedades rurais, fazendo com que as famílias tenham água de qualidade e em quantidade disponível quando e para as finalidades que precisarem. No primeiro ano do projeto (concluído em junho), foram construídos sistemas de captação de água e proteção de nascentes em 23 Unidades de Referência Técnica, uma em cada município. Em Cotiporã, a propriedade beneficiada foi a do agricultor Paulo Cesar Pitol, na comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora.

A inauguração da nascente protegida aconteceu na tarde desta quarta-feira (09/11), em dois momentos: um com a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber, que foram conhecer a obra e sua importância na preservação da água, e outro com autoridades. Estiveram presentes a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, o gerente da Cooperativa Sicredi, Bernardo Elias Pitol, e o prefeito em exercício, Dener Zanella. Todos destacaram a importância da ação e da parceria das entidades.

Neste projeto os agricultores associados à Cooperativa Sicredi contam com um auxílio de até 70% das despesas para a proteção da nascente. Aos beneficiários cabe os 30% restantes e a mão de obra. A Prefeitura do município também contribuiu, através do Programa Agricultura Forte e Sustentável (Agromais), com apoio e serviço de máquinas, além do fornecimento de brita. Na propriedade da família Pitol foi feita ainda a recuperação da vegetação nativa do entorno da nascente, com mudas doadas pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran).

O projeto tem duração de três anos. No segundo ano, serão construídos sistemas de captação de água e proteção de nascentes em mais três propriedades rurais em cada um dos 23 municípios abrangidos, totalizando 69. No último ano serão mais duas por município, totalizando 46 proteções de nascentes.

Crédito foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotiporã

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.