Horário de verão pode voltar no Brasil; Operador Nacional irá examinar a necessidade de um eventual retorno

O Ministério de Minas e Energia pediu nesta semana ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que reexamine a necessidade de um eventual retorno do horário de verão no Brasil.

Essa é a segunda vez que a pasta solicita estudos para avaliar a eventual volta do horário de verão, extinto pelo próprio governo federal em 2019. No ano passado, diante da crise energética, o governo já havia pedido para que o Operador reavaliasse o eventual retorno da mudança de horário, mas, na época, o ONS não identificou benefícios relevantes.

Neste ano, o assunto voltou à tona. Segundo o ONS, o pedido do governo aconteceu em uma reunião técnica, em 19 de agosto, para falar sobre as condições de atendimento da demanda de energia em 2022.

“Na ocasião, o ONS não apresentou nenhuma avaliação ou estudo sobre o horário de verão, todavia o ministério solicitou uma reavaliação sobre o tema, tendo em vista o deslocamento da demanda máxima – que, atualmente, ocorre no meio da tarde – decorrente da crescente participação da geração solar distribuída [geração de energia elétrica no próprio local de consumo usando como fonte de energia o sol]”, disse o operador em nota. “Observa-se que não há expectativa de adoção do horário de verão em 2022”, completou o ONS.

A demanda máxima é como é chamado o horário de pico, quando aumenta substancialmente o consumo de energia no País. O deslocamento abordado na nota consiste no fato de que, antigamente, o horário de pico era à noite, mas nos últimos anos passou para o turno da tarde, com o crescente uso dos aparelhos de ar-condicionado, entre outros motivos.

Já o Ministério de Minas e Energia apenas disse, por meio de nota, que é “realizada constantemente a avaliação técnica das melhores medidas disponíveis, de acordo com o contexto energético vigente, a fim de manter a segurança energética e a modicidade tarifária ao consumidor brasileiro”.

Desde o ano passado, integrantes do segmento empresarial de turismo, alimentação e bebida têm solicitado a integrantes do governo o retorno do horário de verão.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.