Câmara de Vereadores de Veranópolis realizou a entrega da “Medalha Femaçã”

Na noite da terça-feira, dia 31, a Câmara de Vereadores de Veranópolis realizou Sessão Solene para entrega da “Medalha Femaçã”, condecoração que fora criada em 2021 via Lei Municipal 7.770/2021, para homenagear as pessoas físicas e jurídicas que prestaram serviço de relevante interesse público e social ou desempenharam função pública, social e de divulgação a bem do interesse do município de Veranópolis.

A primeira leva de homenageados recebeu a honraria numa noite de muita emoção e gratidão. Confira a lista de homenageados:

Ademar Moro (autor vereador Cristiano Valduga Dal Pai)

“Ademar Moro é um veranense proprietário da Empresa Metalmoro, instalada na cidade de Cachoeirinha. A empresa inova constantemente no ramo automobilístico nacional, construindo em solo gaúcho, há mais de 40 anos peças para a indústria automotiva. Desenvolvem e fabricam chassis e peças para kart de lazer e indoor, sport, protótipos para corridas, peças e acessórios para veículos de competição, entre outros, além de desenvolver projetos especiais e exclusivos para as principais categorias do automobilismo brasileiro. São várias as conquistas e as parcerias principalmente com pilotos reconhecidos a nível mundial como: Nelson Piquet, Nelson Ângelo Piquet, Tarso Marques, Vitor Meira, Xandinho Negrão, Vitor Genz, Juliano Moro e Giuliano Lossaco.”

Nerceu Mário Piccoli (autor vereador João Guilherme Mazetto)

*Prêmio entregue ao irmão Neimar Piccoli

“Nerceu Mario Piccoli nos deixou precocemente em 24 de março de 2021, aos 41 anos de idade. Fora uma pessoa que deixou marcas muito importantes na comunidade veranense e construiu um legado de companheirismo e amizade. Era um dos proprietários da Mecânica Piccoli e participava intensamente dos eventos Off-roads da nossa cidade e região. Além disso, contribuiu na divulgação do nome de Veranópolis em vários países do mundo, seja em suas viagens particulares ou levando veranenses pelo mundo. Diante disso, nada mais justo do que prestar essa homenagem a esse cidadão veranense que carregou a bandeira do município em seu peito, pelos quatro cantos do mundo.”

Domingos Costella (autor vereador João Guilherme Mazetto)

“Domingos Costela foi Presidente da 10ª Edição da FEMAÇÖ Festa Nacional da Maçã em 2019. O homenageado presidiu a entidade contribuindo para divulgação do município de Veranópolis com a realização deste importante e tradicional evento da comunidade veranense. Além disso, Domingos é um empresário conhecido da comunidade e um dos diretores da Óleo Vegetais Planalto S.A – OLEOPLAN, empresa do setor de biocombustíveis e processamento de soja de importância nacional no segmento.”

Nereu Antônio Falcade (autora vereadora Maria de Lourdes Scopel Gregol)

“Nereu Antônio Falcade nascido na Comunidade de Conselheiro Rebouças, aos nove anos de idade mudou-se para a Comunidade de Santa Bárbara, e em 1973 fixou residência no Bairro São Pelegrino. Desenvolveu suas atividades por 45 anos na Madeireira Farina. Há 49 anos participa ativamente das atividades junto à Comunidade de São Pelegrino. Sempre esteve envolvido como membro da diretoria e na construção, reformas, manutenção, organização das atividades festivas e religiosas, dos campeonatos de bochas e é muito atuante nas festas anuais ao padroeiro, além de prestar auxílio na segurança, pois mora ao lado do salão social da comunidade.”

Dalino Pessin (autora vereadora Maria de Lourdes Scopel Gregol)

“Dalino Pessin desde cedo foi uma pessoa influente na Comunidade Veranense. Destacou-se como professor estadual, dando a sua largada profissional no município de Paraí. De volta a Veranópolis, trabalhou na escola Fiorelo Henrique Chiaradia, na Capela de Santo Antônio da Segunda. Dada sua busca contínua de aperfeiçoamento acadêmico, galgou os degraus da UPF e Unissinos, tornando-se Bacharel, em seguida, Pós-Graduado em História. Como professor exerceu o cargo nas escolas estaduais São Luiz Gonzaga, Professora Virgínia Bernardi, Felipe dos Santos e na Escola Municipal da Linha Conselheiro Rebouças. Em 1971 assumiu o cargo de secretário municipal de Educação, permanecendo por vários mandatos e após tornou-se Vereador. Foi Patrão do CTG Rincão da Roça Reúna com diversas realizações em prol da comunidade tradicionalista veranense.”

Jane Lourdes Dal Pai Giugno (autora vereadora Mara Lourdes Garib Guzzo)

“Jane Lourdes Dal Pai Giugno iniciou a carreira profissional aos 17 anos. No momento em que concluiu o Curso de Magistério, ingressou no rol dos profissionais da educação, lecionando para crianças de 1º ano, na Escola Regina Coeli. Neste educandário permaneceu por quarenta e sete anos, desempenhou os cargos de vice-diretora, supervisora escolar e professora. Atuou nas escolas São Luiz Gonzaga, Felipe dos Santos e Comecinho de Vida. Como psicopedagoga, desempenhou a função junto à Tomasetto Clínica de Pediatria e Adolescência, integrando a equipe multidisciplinar. Integrou a equipe de supervisão da SMEC de Veranópolis, por quatro anos. Fez parte do processo de incorporação da Escola Evolução, pela entidade AVAEC sendo, a partir de então, supervisora geral, atuando até o presente momento. em nível universitário integrou o corpo docente da UCS/CARVI, atuando como professora da graduação, pós-graduação e capacitação de professores em nível de extensão universitária, bem como na coordenação do curso de Pedagogia por 17 anos. Durante sua trajetória, além de ocupar espaços radiofônicos mensais, também tem se dedicado a realizar escritos acadêmicos e palestras a pais, alunos e professores, bem como Jornadas de Formação Pedagógica em escolas locais e da região.”

Eugênio Edevino Zanetti (autor vereador Cristiano Valduga Dal Pai)

“Eugênio Edevino Zanetti, agricultor, ex-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Veranópolis e atual Vice Presidente da FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul. Sua ação efetiva em nosso município abriu caminhos maiores, liderança forte transita livremente entre o Ministério da Agricultura em Brasília e a Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, defendendo os interesses de quem produz e tem a terra o seu sustento. Seu trabalho como vice-presidente e diretor de política agrícola da FETAG-RS, vai diretamente ao encontro das principais demandas dos agricultores veranenses e gaúchos. A atuação de Zanetti é focada nos temas relacionados ao crédito rural, taxa de juros, limites de financiamento, Proagro, seguro rural e meio ambiente. Políticas e regras essenciais para o desenvolvimento do setor primário. Da mesma forma, Zanetti responde pelo fomento à agricultura familiar gaúcha, com atuação forte na organização de feiras da agroindústria familiar e na assistência técnica e extensão rural voltada ao aumento da produtividade e da qualidade dos agricultores.”

Ivone Piroca Turra (autora vereadora Mara Lourdes Garib Guzzo)

“Ivone Piroca Turra desde muito cedo tem envolvimentos com causas sociais, já tendo colaborado com a Fundação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, foi vice coordenadora da SAMEVE por muitos anos. Atuou nos Conselhos Municipais da Saúde, Assistência Social, Merenda Escolar e no Lar São Francisco. Desde 1977 realiza palestras mensais nas comunidades urbanas e rurais, direcionadas aos pais, adolescentes e jovens. Atua na coordenação da Pastoral da Mulher da Paróquia São Luiz Gonzaga e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o objetivo de incluir as comunidades rurais na comunidade veranense.”

Alice Hoffmann Peruffo (Autora Vereadora Adriane Maria Parise)

“Alice Hoffmann Peruffo é filha do ex-Prefeito Nadyr Mário Pellegrino Peruffo, foi vereadora por dois mandatos de  2009 a 2012 e 2013 a 2016, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores em 2011, onde deixou um legado de trabalho com comprometimento e ética para a comunidade seguindo o exemplo de seu pai.”

Marli Fabbi Cristianetti (autora vereadora Adriane Maria Parise)

“Marli Fabbi Cristianetti, moradora do Bairro Santo Antônio, onde desenvolve seu trabalho comunitário através da Paróquia, principalmente na visita aos doentes, ministrando a eucaristia. Desempenha um papel de líder, a frente do Grupo Conviver e do Grupo de Convivência, desenvolvendo atividades para mulheres e idosas, num bairro com contexto social mais vulnerável, consegue atuar de forma a minimizar as deficiências.”

Zairo Gilioli (autor vereador Rodrigo Felipe Angonese Costa)

“Zairo Gilioli atua profissionalmente como contador e possui amplo aperfeiçoamento na área, além de participar ativamente de diversos Conselhos Municipais e Entidades, tais como: Conselho de Desenvolvimento Integral; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Deliberativo do Centro Comunitário Veranense de Educação e Assistência; Associação Atlética Veranópolis; Associação Fazendo a Diferença – Asfadi;  Conselheiro Fiscal do Sicredi Serrana, Sapopema Esporte Clube Recreativo e Cultural, dentre outros.”

Juliano Carlos Mercali (autor vereador Rodrigo Felipe Angonese Costa)

“Juliano Carlos Mercali é apaixonado por esportes, piloto federado de Motocross e VeloCross desde 2005, passou por todas categorias de base, levando vários títulos e atualmente é piloto das principais categorias da elite. Mais recentemente, nos anos 2020 e 2021 obteve os principais títulos da sua carreira e principalmente, títulos inéditos para o município. Em 2020 foi Vice-campeão Brasileiro de VeloCross e Campeão Gaúcho, em 2021 foi Campeão Sul Brasileiro de VeloCross e Bicampeão Gaúcho. Sua carreira no esporte se resume a mais de 19 títulos e 1800 troféus.”

A “Medalha do Mérito Legislativo”, denominada “Medalha Femaçã” é um projeto encaminhado pelo vereador Cristiano Valduga Dal Pai e que fora apreciado e aprovado por unanimidade pelos edis em 2021. O prêmio é concedido anualmente e cada vereador pode indicar dois nomes para receber a honraria em projetos que são votados e devem ser aprovados até dezembro do ano anterior a premiação.  A exceção foi em 2022, pois o prazo foi estendido até fevereiro do mesmo ano.

Evento teve transmissão da Studio TV, assista na íntegra

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.