Polícia Federal apreende, em Porto Alegre, obra de arte que pode ter sido roubada de museu na Líbia

A PF (Polícia Federal) apreendeu nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre, uma obra de arte que pode ter sido roubada de um museu na Líbia, em 1990. A obra foi adquirida pela internet. O endereço onde ocorreu a apreensão não foi divulgado.

Segundo a PF, trata-se de uma escultura de mármore de uma cabeça humana, representando Esculápio, o deus grego da cura, feita em 400 a.C. A solicitação de busca e apreensão da obra de arte foi feita pela Interpol (a polícia internacional).

A PF explicou que a obra havia sido retida pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), permanecendo naquela unidade alfandegária de fevereiro a setembro de 2020, mas foi liberada ao comprador da peça mediante a apresentação dos documentos de importação, não sendo possível verificar a ilicitude do objeto.

De acordo com a PF, a obra de arte passará por perícia e, caso seja confirmada sua autenticidade e procedência, vai ser repatriada à Líbia. O comprador será ouvido para esclarecer se sabia da origem da escultura.

Com informações do Portal O Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.