De geração em geração: Variedades Busatto possui um dos alvarás mais antigos de Veranópolis

Empreendimento familiar, que já está sob comando da terceira geração, possui 60 anos de história

Veranópolis é uma cidade de história sólida, construída por pessoas. O desenvolvimento do município confunde-se com a edificação de negócios, famílias e vidas. Entre essas histórias que constituem a Terra da Longevidade, estão os diversos empreendimentos, como empresas e lojas.

Em estudo aos arquivos históricos da Prefeitura, observa-se que muitos dos alvarás mais antigos da cidade ainda estão funcionando. Nesses casos, passado, presente e futuro confundem-se, unindo gerações e deixando vivos os legados mais ricos do povo do município.

Entre esses estabelecimentos está a Variedades Busatto, que está em Veranópolis desde 21 de abril de 1961. Sendo um dos comércios mais longevos da cidade, sua história é marcada por diferentes gerações.

A história do local

Em abril de 1961, Leonardo Busatto e Luiz Eugênio Tedesco inauguraram uma loja de armas, munições, ferragens, louças somada a um “mini mercado” na Avenida Osvaldo Aranha, nº 218. Com um nome desde então consolidado na região, os mesmos senhores possuíam a Construtora Busatto e Tedesco, bem como uma imobiliária.

Com o passar do tempo, porém, os focos foram mudando. Após a construção de um dos prédios idealizados pela construtora da dupla, localizado na Avenida Osvaldo Aranha, nº 847, a loja se mudou para essa estrutura – onde permanece até a atualidade – em 1985. Ali, o espaço se tornava Busatto e Cia Ltda. Com nome de grande prestígio, a tradição do espaço foi crescendo e se desenvolve até a atualidade.

Neste momento, à frente da loja estão Luiz Tedesco, filho de Luiz Eugênio, que trabalha no empreendimento desde 1964 e assumiu dos negócios desde o falecimento de seu pai, bem como seu filho, Matheus Tedesco, que faz parte da terceira geração da família. Ele é o atual proprietário e projeta seguir com os negócios.

Na vida da família, a loja sempre foi a base de tudo, sendo um elo entre as gerações e o foco de todas as atividades e sonhos. Com grande sucesso, a loja é referência na região e é conhecida por pessoas de outros estados, as quais percorrem quilômetros, segundo relatos dos proprietários, para adquirir produtos do espaço.

As falhas da história

A história desses estabelecimentos é rica. “Desses”, no plural, porque há outros empreendimentos que possuem um legado parecido com o da Foto e Livraria Parise. Contudo, ela também é incompleta.

Um acidente na Prefeitura de Veranópolis, que aconteceu na década de 60, acabou por apagar parte dos registros. Isso faz com que não haja exatidão em relação a quais são, de fato, os mais antigos estabelecimentos da cidade, entretanto, com os arquivos salvos, pode-se ter uma margem de como a história foi construída.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.