Diminui a incidência de casos da covid-19 nas escolas da microrregião

Segundo levantamento realizado junto as Secretarias de Educação de Veranópolis, Vila Flores, Cotiporã e Fagundes Varela, nenhum turma precisou ser fechada nos últimos dias

Desde o início de maio, a volta às aulas presenciais ocorreu nos municípios de Cotiporã, Fagundes Varela, Veranópolis e Vila Flores. Turmas, há cerca de três semanas, precisaram ser fechadas bem como um quantitativo significativo de alunos precisou ser afastado nas cidades, visto casos positivados. Agora, porém, mais de um mês após o retorno, a incidência do vírus nas instituições de ensino apresentou diminuição. Essa constatação parte de um levantamento realizado junto as Secretarias de Educação das quatro cidades, por parte da reportagem da Studio, que compilou os dados repassados.

A contaminação que segue acontecendo, segundo as secretárias de Educação da região, se deu majoritariamente fora da sala de aula, por conta de contato com casos positivados nas famílias. Essa situação é frisada pela chefe da pasta educacional de Veranópolis, Izabel Cristina Durli Menin, que reforça a importância da colaboração da comunidade e a importância das pessoas que frequentam os educandários não se deslocarem com qualquer tipo de sintoma.

– A escola precisa estar aberta mas para que a escola permaneça aberta, nós precisamos de conscientização – afirma.

Contexto de Fagundes Varela

No município há duas escolas: uma estadual e outra municipal. Nesta última, três turmas precisaram ser fechadas desde o início do retorno, contudo, duas já terminaram o isolamento e retornaram às atividades e uma está na fase final de recuperação. Cerca de dois alunos precisaram ser afastados nos últimos dias. Na rede estadual, casos isolados estão sendo registrados semanalmente, porém, por conta do escalonamento das turmas, o fato não está implicando no fechamento de turmas, até o momento.

A situação em Cotiporã

Na cidade, há três escolas: duas da rede municipal e uma estadual. Desde o início da pandemia, segundo dados da Secretaria de Educação, duas turmas precisaram ser fechadas na Escola de Educação Infantil Amor e Carinho, por casos, porém ambas já retornaram às atividades. Casos isolados foram registrados. Já a escola estadual do município precisou ser fechada, visto o registro de casos, porém retornou às atividades na segunda-feira, dia 14 de junho.

A covid-19 nas escolas de Vila Flores

Na cidade há três escolas: duas municipais e uma estadual. Entre as instituições, segundo dados da Secretaria de Educação, nenhuma turma precisou ser fechada, visto que não houveram casos confirmados. Apenas uma servidora da parte administrativa da Escola Municipal Doze de Maio, precisou ser afastada após positivar pela doença, contudo, nenhum outro colega contraiu o vírus e o período de isolamento dessa profissional já foi finalizado.

A situação de Veranópolis

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, a incidência do vírus chegou às escolas municipais e particulares. Na última semana, cerca de seis casos foram registrados, entre as 15 escolas do município. Algumas turmas seguem fechadas mas para finalização do isolamento que começou há dias. Nenhuma nova série precisou suspender suas atividades. Na rede estadual, segundo informações das escolas, nenhuma situação anormal foi registrada.

Protocolos em casos de positivados

De forma geral, no contexto das escolas de educação infantil, com um caso positivado, as turmas precisam fechar. Estas, permanecerão 14 dias sem atividades, as salas de aula serão higienizadas e o estado de saúde dos envolvidos seguirão sendo acompanhados. Já no ensino fundamental, apenas o aluno positivado é afastado. A situação segue sendo acompanhada de perto pelas autoridades.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.