Na microrregião, casos isolados de covid-19 são registrados nas escolas

Cotiporã, Fagundes Varela, Vila Flores e Veranópolis registraram casos entre funcionários e alunos, porém, segundo os protocolos, nenhuma escola precisa ser fechada, até o momento

Desde o início de maio, a volta às aulas presenciais ocorreu nos municípios de Cotiporã, Fagundes Varela, Veranópolis e Vila Flores. Nessas cidades, que formam a microrregião, cerca de três semanas após o retorno, casos positivados para a covid-19 começaram a ser registrados no contexto das escolas. Em todas as cidades citadas, pelo menos, um integrante da comunidade escolar teve contato com a doença.

A contaminação, segundo as secretárias de Educação da região, se deu majoritariamente fora da sala de aula, por conta de contato com casos positivados nas famílias. Essa situação é frisada pela chefe da pasta educacional de Veranópolis, Izabel Cristina Durli Menin, que reforça a importância da colaboração da comunidade e a importância das pessoas que frequentam os educandários não se deslocarem com qualquer tipo de sintoma.

– A escola precisa estar aberta mas para que a escola permaneça aberta, nós precisamos de conscientização – afirma.

Até o momento, nos municípios, os casos ocorridos não determinam o fechamento de nenhuma instituição, segundo o que apontam os protocolos municipais. De forma geral, no contexto das escolas de educação infantil, com um caso positivado, as turmas precisam fechar. Estas, permanecerão 14 dias sem atividades, as salas de aula serão higienizadas e o estado de saúde dos envolvidos seguirão sendo acompanhados. Já no ensino fundamental, apenas o aluno positivado é afastado. A situação segue sendo acompanhada de perto pelas autoridades.

A situação em Cotiporã

Na cidade, há três escolas: duas da rede municipal e uma estadual. Ao total, segundo dados da Secretaria de Educação, duas turmas precisaram ser fechadas na Escola de Educação Infantil Amor e Carinho, por casos. Entre ambas as escolas municipais, quatro jovens positivaram para a doença, bem como três professoras. Nenhuma outra anormalidade foi registrada.

Contexto de Fagundes Varela

No município há duas escolas: uma estadual e outra municipal. Entre os educandários, nenhuma turma precisou ter suas atividades suspensas, até o momento, segundo informações da Secretaria de Educação. Na última semana, houve um caso positivado, de um aluno do 5º ano da Escola Municipal Caminhos do Aprender. Ele teve a contaminação confirmada, após ter ficado cinco dias afastado da escola, por ter tido contato com uma pessoa confirmada para a doença. Ocorreu, também, o caso de uma pedagoga que positivou para o vírus. Apenas as pessoas que atuavam de forma direta com a profissional foram afastados. Até agora, nenhuma outra pessoa apresentou sintomas.

A covid-19 nas escolas de Vila Flores

Na cidade há três escolas: duas municipais e uma estadual. Entre as instituições, segundo dados da Secretaria de Educação, nenhuma turma precisou ser fechada, visto que não houveram casos confirmados. Apenas uma servidora da parte administrativa da Escola Municipal Doze de Maio, precisou ser afastada após positivar pela doença, contudo, nenhum outro colega contraiu o vírus.

A situação de Veranópolis

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, seis escolas registraram casos da doença. Na rede municipal, foram quatro. Dois educandários de ensino fundamental, em que em cada um deles houve o registro de uma criança confirmada e dois de educação infantil. Neste último tipo de instituição, foram cinco turmas fechadas em uma creche (sendo que houve um caso positivado em cada série suspensa) e em outra, uma turma, também por conta de um caso. Na rede estadual, um caso foi confirmado e na rede particular, mais um. Esses foram os dados registrados pela Secretaria da Educação, oficialmente, até o dia 24 de maio.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.