Gestantes que já realizaram a 1ª dose da vacina contra a covid-19 devem aguardar orientações

Segundo informativo da Secretaria da Saúde de Veranópolis, gestantes que já realizaram a primeira dose com a vacina da Oxford/Astrazeneca devem aguardar orientações sobre a aplicação da segunda

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou, na manhã desta terça-feira (11), uma recomendação aos municípios gaúchos sobre o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca. A pasta orienta que as prefeituras suspendam temporariamente a aplicação deste imunizante para gestantes. Veranópolis, diante da situação, também suspende a vacinação para esse grupo a partir desta tarde.

Segundo orientação da Secretaria da Saúde, gestantes que já realizaram a primeira dose com esse imunizante devem aguardar orientações sobre a aplicação da segunda dose.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Andiara Luvison, a posição segue o que recomenda o governo estadual. Poucas grávidas foram vacinadas no município, até o momento. O quantitativo total será divulgado nas próximas horas. Nenhuma das imunizadas apresentou efeitos colaterais adversos.

Conforme a SES, essa é uma medida preventiva que segue a orientação da Anvisa até que seja esclarecido o óbito de uma gestante após a vacinação com o imunizante. A suspensão não significa que a morte tenha relação direta com a vacina, mas, sim, que o caso está sendo investigado.  A orientação da Anvisa é de suspensão imediata da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca em gestantes. Conforme o órgão, o uso “em situações não previstas na bula só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente”.

Pessoas desse grupo começaram a ser vacinadas a partir do dia 04 de maio em Veranópolis.

A Secretaria da Saúde de Veranópolis emite comunicado que, conforme orientação da ANVISA, está suspendendo temporariamente a vacinação contra a Covid-19 de GESTANTES com a vacina AstraZeneca/Fiocruz.
As gestantes que já realizaram a primeira dose com este imunizante devem aguardar orientações com relação à aplicação da segunda dose (D2).
O Ministério da Saúde e o Programa Estadual de Imunizações, nos próximos dias, emitirá nota orientando a continuidade da vacinação deste grupo e dando maiores esclarecimentos sobre o assunto.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.