Servidor do Detran-RS preso por fornecer dados a facção criminosa em Porto Alegre

Um servidor do Detran-RS foi preso preventivamente nesta terça-feira (16) por suspeita de fornecer informações sigilosas do órgão a uma facção criminosa com base no bairro Bom Jesus, na zona Leste da capital gaúcha. A ação, batizada de Operação Kynos, é resultado de 15 meses de investigações da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob o comando do delegado Max Otto Ritter.

O servidor, de acordo com as investigações, atuava a mando da organização criminosa para legalizar veículos irregulares. Ele teria fornecido informações privilegiadas e senhas ao grupo, facilitando a prática de crimes como falsificação de documentos públicos e particulares, clonagem de veículos, violação de sigilo profissional e estelionato.

As investigações revelam que o esquema era comandado por um detento da Penitenciária Estadual do Jacuí (Pej), em Charqueadas. Ele também foi alvo de um novo mandado de prisão preventiva durante a operação.

A Operação Kynos mobilizou 40 agentes e três delegados do Deic, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão e seis ordens de prisão preventiva. As buscas foram realizadas na sede do Detran-RS, na rua Washington Luiz, no Centro Histórico da capital, nas casas dos suspeitos, em Canoas, e na Pej.

Os presos serão interrogados e os materiais apreendidos serão analisados para aprofundar as investigações e comprovar a materialidade dos crimes e os indícios de autoria dos integrantes da organização criminosa.

Vale ressaltar que a própria instituição, o Detran-RS, teria denunciado o servidor, demonstrando seu compromisso com a ética e a transparência.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.