Massa de ar seco e frio trará noites mais frias e até geada no Sul do Brasil

Uma massa de ar seco e mais frio impulsionada por um ciclone extratropical na costa da Argentina vai ingressar no Sul do Brasil e dominar grande parte da região a partir desta quarta-feira, o que não apenas vai proporcionar a melhora do tempo como vai garantir marcas mais agradáveis nos termômetros, as informações são da Metsul.

Esta é a época do ano em que normalmente massas de ar frio começam a ingressar no Sul do Brasil. No passado, houve episódios até de frio intenso no começo da segunda quinzena de abril. Em 1999, por exemplo, nesta mesma época do ano chegou a cair neve em pontos do Planalto Sul Catarinense durante o fenômeno La Niña daquele ano.

Esta massa de ar seco e frio que está chegando, porém, não será de forte intensidade. Muito ao contrário, é fraca. Tanto que logo se desloca para o mar e será substituída por ar mais quente em altitude. Por isso, as máximas no fim de semana já se elevam mais e em alguns pontos já ficam ao redor dos 30ºC, embora faça frio cedo da manhã.

Esta grande amplitude térmica no fim de semana próximo será consequência do ar seco que traz maior resfriamento noturno com frio na madrugada e maior aquecimento diurno com um pouco de calor, o que, aliás, é uma característica do outono no Sul do Brasil.

Este comportamento de resfriamento acentuado em superfície à noite com ar mais quente em altitude sob tempo aberto e vento calmo vai favorecer a ocorrência tanto de neblina como de nevoeiro em vários pontos nos próximos dias. Os dois fenômenos são comuns no outono e tendem a aumentar muito em frequência a partir de abril e maio.

Assim, o resfriamento durante a noite nos próximos dias será muito mais consequência da atmosfera muito seca com tempo bastante aberto do que pela característica térmica da massa de ar, inicialmente pouco fria e depois até um pouco quente.

O QUE ESPERAR DA TEMPERATURA COM A MASSA DE AR FRIO

A influência da massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica trará madrugadas de temperatura baixa nos próximos dias. Na grande maioria das cidades gaúchas devem ser esperadas mínimas entre 10ºC e 13ºC, abaixo do que é normal para esta época do ano, mas que não chega a caracterizar frio intenso de inverno. As madrugadas mais frias vão ser as de quinta, sexta e do fim de semana.

Em Porto Alegre, por exemplo, com base na estação do Jardim Botânico, as mínimas vão ficar ao redor de 14ºC a 15ºC na quinta, 13ºC a 14ºC na sexta e no sábado, e 14ºC a 15ºC no domingo. Em bairro mais ao Sul da cidade, assim como em pontos da Grande Porto Alegre, a temperatura pode cair a valores entre 10ºC e 12ºC.

Nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense, as madrugadas muito secas e de tempo aberto de quinta a domingo devem ter mínimas ao redor e abaixo de 5ºC. Em baixadas, na região de Ausentes e São Joaquim, alguns pontos podem anotar marcas tão baixas quanto a 1ºC a 3ºC. Na Serra Gaúcha, exceção de baixadas em que esfria mais, a maioria das cidades devem ter 9ºC ou 10ºC de mínimas.

CHANCE DE GEADA NO SUL DO BRASIL

As madrugadas de quinta e domingo têm chance de geada no Sul do Brasil, mas que deve se limitar às localidades de maior altitude. Os mapas a seguir mostram a projeção de geada do modelo canadense para o amanhecer de quinta, sexta e o sábado no Sul do país.

Como se observa, a probabilidade de geada será maior nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense, podendo ocorrer de forma isolada nas áreas altas do Sul do Paraná. Os dados mostram ainda que a sexta, em particular, será o dia com maior probabilidade de geada.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.