Dengue no RS: 70 mortes e 63 mil casos confirmados em 2024

O Rio Grande do Sul vive um momento crítico em relação à dengue. Nesta segunda-feira (15), o estado atingiu o triste marco de 70 mortes pela doença em 2024, número superior a qualquer outro ano da última década. Além disso, já foram registrados 63 mil casos confirmados da doença, evidenciando um cenário preocupante que exige atenção e medidas imediatas.

Situação alarmante:

  • Maior número de mortes em 10 anos: Com 70 óbitos, 2024 supera todos os anos da última década, demonstrando um agravamento significativo da doença.
  • Idosos mais afetados: A maioria das vítimas fatais são pessoas com mais de 60 anos, grupo mais vulnerável às complicações da dengue.
  • São Leopoldo concentra mais mortes: A cidade da Região Metropolitana lidera o triste ranking de óbitos por dengue no estado.
  • Distribuição por sexo quase igual: Homens e mulheres são praticamente igualmente afetados pela doença, com 36 e 34 mortes registradas, respectivamente.
  • Infestação em 466 municípios: O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, está presente em 466 dos 497 municípios gaúchos. Apenas 31 cidades ainda não registraram casos da doença.
  • Santa Rosa lidera casos: O município, com 77 mil habitantes, concentra o maior número de infecções por dengue, com 8,8 mil casos confirmados.

Fatores que contribuem para o aumento:

  • Combinação de clima e saneamento: Especialistas apontam que o aumento das temperaturas e as frequentes precipitações dos últimos dois anos, somados à situação sanitária do estado, criaram um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Medidas para combater a dengue:

  • Estado em situação de emergência: Desde 12 de março, o Rio Grande do Sul está em situação de emergência devido à dengue, permitindo medidas mais ágeis no combate à doença.
  • Prevenção: A Secretaria da Saúde reforça a importância da limpeza e do cuidado com o ambiente residencial para eliminar os criadouros do mosquito.
  • Sintomas: Febre alta, dor retro-orbital, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele são os principais sintomas da dengue. A secretaria ressalta a necessidade de buscar atendimento médico imediato aos primeiros sinais da doença.
  • Repelente: O uso de repelente é fundamental como medida de proteção individual contra o mosquito Aedes aegypti.

Combater a dengue é um compromisso de todos!

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.