Começa uma sequência de dias com madrugadas de frio e geada, segundo Metsul

Massa de ar seco e frio tomou conta do Rio Grande do Sul durante esta quarta-feira com a melhora do tempo, o retorno do sol e queda de temperatura que foi acompanhada por vento fraco a moderado entre a madrugada e de manhã. O ar seco e frio é impulsionado por um grande ciclone extratropical na costa da Patagônia, na Argentina, as informações são da Metsul.

Com a chegada do ar mais frio, várias cidades gaúchas amanheceram com temperatura consideravelmente mais baixa hoje cedo. Grande número de municípios amanheceu com os termômetros indicando entre 10ºC e 13ºC. A menor mínima na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 10,5ºC em Bagé.

É apenas o começo de uma sequência de dias com temperatura baixa na madrugada no Rio Grande do Sul, nos demais estados da Região Sul e até em São Paulo. Até o domingo, e, em algumas cidades, até segunda-feira, devem ser esperadas madrugadas muito amenas ou até frias.

Grande parte das cidades gaúchas registrará nesta quinta e nos dias seguintes mínimas perto ou abaixo dos 10ºC. Nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são projetadas mínimas inferiores a 5ºC, especialmente em baixadas. Alguns locais, sobretudo do Planalto Sul Catarinense, podem se aproximar de 0ºC.

Uma vez que a temperatura cairá a valores abaixo de 5ºC, a previsão é de geada em cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Sul do Paraná. O fenômeno deve ocorrer de forma localizada e mais concentrado em zonas de baixadas.

Na Grande Porto Alegre, as madrugadas mais frias devem ser as desta quinta, sexta e sábado com marcas em alguns pontos entre 10ºC ou 12ºC. Em baixadas de zonas rurais, não se afasta até menos de 10ºC. Nas ilhas de calor urbano, em áreas densamente povoadas, os termômetros não devem marcar menos que 14ºC ou 15ºC.

A massa de ar frio não é de forte intensidade, porém é seca. Por isso, o frio se limita às horas da noite enquanto durante o dia aquece rapidamente. As tardes serão bastante agradáveis com maior aquecimento previsto a partir do fim de semana, especialmente no domingo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.