Polícia Civil desarticula organização criminosa especializada em extorsão virtual em Bento Gonçalves

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação Vindima, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em extorsão virtual. O grupo, liderado por indivíduos reclusos no sistema prisional, atuava em plataformas de relacionamento online, aliciando e extorquindo homens usuários dos sites.

No cumprimento da operação, foram expedidos e cumpridos sete mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão. As diligências ocorreram predominantemente na região de Bento Gonçalves, com o apoio das Delegacias de Serra, que prestaram suporte operacional essencial para o sucesso da ação.

Modus Operandi e Crimes Investigados

Os líderes da organização criminosa coordenavam as operações ilícitas de dentro de estabelecimentos prisionais, demonstrando alto grau de organização e abuso das facilidades de comunicação dentro do sistema carcerário. O grupo tinha como alvo homens usuários de sites de relacionamento. Após estabelecer contato e ganhar a confiança das vítimas, convenciam-nas a enviar fotografias íntimas. Com posse das imagens, iniciavam um processo de extorsão, ameaçando divulgar o conteúdo sensível caso não fosse realizado um pagamento na ordem de 20 mil reais.

Os membros da organização são investigados pelos seguintes crimes:

  • Extorsão
  • Lavagem de dinheiro
  • Corrupção de menor
  • Associação criminosa

Até o momento, foram identificadas cinco vítimas diretamente afetadas no Distrito Federal, embora se estime que o número possa ser maior, dada a natureza expansiva das plataformas utilizadas para os crimes.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.