Massa de ar frio traz as primeiras temperaturas amenas de março ao Sul do Brasil

Uma massa de ar frio de origem polar vai ingressar no Sul do Brasil a partir desta segunda-feira (06), trazendo as primeiras marcas mais típicas de outono neste mês de março. Noites muito amenas e até frias são esperadas em algumas cidades, enquanto as tardes serão agradáveis.

A MetSul Meteorologia ressalta que incursões de ar frio nesta época do ano não trazem o frio intenso do inverno, pois ainda estamos no início de março. O que elas provocam é um alívio do calor que ainda predomina e é bastante normal nesta altura do ano. Incursões de ar frio com temperatura muito baixa costumam ocorrer a partir de abril e principalmente maio.

Chuva e instabilidade no início da semana

A massa de ar frio vai ingressar no Rio Grande do Sul na retaguarda de uma frente fria que vai provocar chuva em grande parte do estado gaúcho. A chuva pode ser localmente forte e com risco de temporais isolados.

No momento inicial, entre segunda e terça-feira, a temperatura declina e ficará mais baixa com maior umidade em consequência do tempo instável. Isso significa que a influência do ar frio será mais sentida nas máximas menores com tardes amenas ou agradáveis do que nas mínimas.

Noites mais frias no meio da semana

As noites mais frias devem ocorrer no meio da semana à medida que a instabilidade se afasta e o ar mais seco e frio cobre muitas áreas do Sul do Brasil. Na fronteira com o Uruguai e na Campanha, as madrugadas mais frias devem ser as de quarta e quinta-feira com mínimas de 11ºC a 13ºC, mas que em alguns pontos podem cair pouco abaixo dos 10ºC.

Na Serra, na região de Caxias do Sul e Gramado, a madrugada mais fria deve ser a da quarta-feira com marcas de 10ºC a 12ºC na maioria das localidades. Nos Campos de Cima da Serra, as menores mínimas vão ocorrer nas madrugadas de quarta e quinta com 7ºC a 10ºC, mas com possibilidade de cair a valores menores na área de São José dos Ausentes.

Em Porto Alegre, as mínimas oficiais devem ficar ao redor de 15ºC na quarta e 16ºC a 17ºC na quinta, mas em pontos do Sul e do Leste da cidade, pela maior cobertura de vegetação, haverá pontos com até 12ºC ou 13ºC.

Outras áreas do Brasil

A tendência é que a influência desta massa de ar mais frio se concentre mais no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. Grande parte do Brasil vai seguir sob a influência do ar tropical quente.

No Centro-Oeste, o ar quente e a temperatura alta persistem. No Sudeste, áreas mais próximas do mar terão a influência do ar frio sobre o oceano, mas nada relevante. A cidade de São Paulo, por exemplo, terá chuva e máximas amenas no meio da semana. Na cidade do Rio de Janeiro, tempo mais instável e chuvoso entre quarta e sexta com temperatura menor, mas apenas menos quente e com menor abafamento.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.