Governo do RS adia em 30 dias início da vigência de decretos que cortam benefícios fiscais

O governo do Estado do Rio Grande do Sul adiou por 30 dias o início da vigência dos decretos que cortam benefícios fiscais a empresas. A nova data de início da vigência será 1º de maio. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (28) após uma reunião entre o governador Eduardo Leite (PSDB) e entidades empresariais na última quarta-feira (27).

Durante o encontro, um grupo de 24 entidades empresariais apresentou uma carta sugerindo o reajuste da alíquota modal do ICMS para 19% ao invés do corte dos incentivos fiscais. A proposta inicial do governo, no final de 2023, era elevar a alíquota de 17% para 19,5%, mas não encontrou respaldo político no Legislativo.

O governo justifica a necessidade de aumento na arrecadação para manter investimentos e cumprir metas legais, incluindo a necessidade de pagar a dívida do Estado à União.

Tanto o reajuste da modal quanto o corte de incentivos tributários sofrem forte resistência de entidades de diferentes setores. As entidades argumentam que o aumento das alíquotas teria um impacto financeiro menor do que o corte dos benefícios.

O governo terá o próximo mês para articular politicamente a aprovação do reajuste da alíquota modal do ICMS, principalmente dentro da própria base governista. A medida é veementemente contestada por diversos deputados, inclusive da base do governo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.