Balsa entre São Valentim do Sul e Santa Tereza já transportou mais de 20 mil veículos

A operação da balsa entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, na Serra, completou um mês de operação no sábado (9/3). Nesse período, foram transportados mais de 20 mil veículos. A embarcação garantiu a retomada do tráfego e a conexão entre o Vale do Taquari e a Serra, depois da queda da ponte, levada pela enxurrada em 2023. A contratação da balsa é um esforço do governo do Estado e das prefeituras para atender à situação emergencial na região.

“Nesse período, foram feitos ajustes na operação, para reduzir as filas e o tempo de espera. Agora, trabalhamos para ampliar o horário de funcionamento da balsa,  buscando sempre a segurança dos usuários”, destaca o diretor do Departamento de Hidrovias da Secretaria de Logística e Transportes, Reinaldo Gambim.

O governo do Estado segue trabalhando para que uma nova ponte seja construída no local. A nova estrutura receberá um investimento de até R$ 35,9 milhões. O

anteprojeto está pronto e o orçamento passou por revisão para contemplar ajustes solicitados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). 

O início das obras só depende agora da aprovação do ministério. A nova ponte terá dimensões (altura, largura e capacidade de carga) maiores do que a anterior, conforme legislação vigente. A estrutura terá 320 metros, 51 a mais do que a anterior. 

Informações sobre o funcionamento da balsa 

  • Investimento do governo do Estado para mobilização e desmobilização
    R$ 1,24 milhão
  • Horário de funcionamento 
    Das 6h às 20h, todos os dias da semana. O horário está sendo ampliado gradativamente, podendo chegar a 24 horas, conforme contrato.
  • Extensão da travessia
    Cerca de 150 metros.
  • Capacidade da balsa
    A balsa comporta até 32 veículos leves por viagem.
  • Tempo médio de viagem
    15 minutos (12 minutos para embarque e desembarque e 3 minutos para a travessia).
  • Tempo médio de espera no final de semana
    Desde o começo da operação, o número de horários de travessia foi ampliado, para diminuir o tempo de espera, principalmente em finais de semana e feriados. Porém, é preciso levar em conta que o rio sofre alterações em função do volume de chuvas. Conforme a alteração do nível do rio, é preciso adotar algumas providências, como o nivelamento da rampa do lado de Santa Tereza, uma estrutura temporária, construída com uma finalidade específica, em um solo com características muito próprias. Nos últimos dois finais de semana, após os ajustes iniciais da operação, o tempo de espera não passou de uma hora. 
  • Tarifa da balsa
Tabela de tarifas da balsa 2024

Texto: Ascom Selt
Edição: Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.