3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar realiza Operação de combate ao comércio ilegal de pinhão em Gramado

Nesta segunda-feira (11/03), os policiais militares, do 3° Batalhão Ambiental Brigada Militar (BABM), realizaram a Operação de combate ao comércio ilegal de pinhão, em Gramado.

A ação tem por finalidade a prevenção, fiscalização e orientação acerca do comércio de pinhão . Conforme a Lei Estadual n° 15.915, de 22 de dezembro de 2022, autoriza, a partir de 1º de abril, a colheita, o transporte, o comércio e armazenamento do pinhão no Estado

As equipes do 3º BABM fiscalizaram pontos de venda de pinhão, visitaram produtores, orientando sobre o período do defeso do pinhão.

É importante que a população atente para essa restrição, pois a colheita antes do período definido na legislação, pode acarretar na responsabilização criminal, civil e administrativa.

O defeso do pinhão é muito importante para a preservação do Pinheiro-Brasileiro (Araucaria angustifolia) – árvore nativa, símbolo do Rio Grande do Sul.
Ainda, o pinhão serve de alimento para mais de 70 espécies de animais que também ajudam a espalhar as sementes e gerar novas araucárias.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.