Polícia Penal amplia iniciativas de combate ao crime com revista no Presídio Regional de Caxias do Sul

A Polícia Penal realizou, na manhã desta segunda-feira (19), uma operação de revista no Presídio Regional de Caxias do Sul (PRCS). Cerca de 140 servidores penitenciários revistaram 400 apenados e 72 celas de duas galerias. A ação, motivada pelo aumento dos índices de crimes contra a vida na região, é resultado das análises dos indicadores criminais, através do Programa RS Seguro, do governo do Estado.

Somente em 2024, foram realizadas 11 intervenções no PRCS e na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (PECS), os dois estabelecimentos de regime fechado do município. Foram nove revistas gerais e dois cumprimentos de mandados de busca e apreensão, de forma articulada com a Polícia Civil.

Na sexta-feira (16), após operação na PECS, foi realizada a transferência de seis apenados identificados como lideranças de organizações criminosas para o Complexo Prisional de Canoas, onde há bloqueadores de celulares.

Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo em exercício, Cesar Kurtz, as revistas servem como mais um elemento no enfrentamento da criminalidade na região. “As operações já são rotina nas casas prisionais do Estado e são intensificadas sempre que é apurada alguma denúncia de irregularidade ou ingresso de materiais. A Polícia Penal trabalha constantemente para impossibilitar e dificultar a entrada de substâncias ilícitas e de aparelhos celulares nos estabelecimentos prisionais.”

Outra medida para tornar o município mais seguro é a realização da fiscalização de presos em prisão domiciliar, em conjunto com a Polícia Civil e com a Brigada Militar. Foram 11 em 2023 e duas neste ano.

O superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, destaca que a Polícia Penal vem realizando diversas ações visando a redução dos índices de criminalidade no Estado. “As intervenções nas unidades prisionais das dez regiões penitenciárias estão e continuarão sendo constantes, principalmente nos municípios apontados como mais violentos pelo RS Seguro. Nessas ações, contamos com a qualificação técnica dos nossos grupos táticos, o Grupo de Ações Especiais e os Grupos de Intervenção Rápida e apoio de todos os servidores”, ressalta.

Participaram da revista desta segunda integrantes do Grupo de Ações Especiais (Gaes), dos Grupos de Intervenção Rápida da 4ª e 7ª Regiões Penitenciárias, dos Canis das 7ª e 9ª Regiões, da própria casa prisional, da 7ª Delegacia Penitenciária Regional e da Inteligência Penitenciária. Foram apreendidos celulares, carregadores, chips de telefonia, armas artesanais e substâncias semelhantes à maconha e à cocaína.

Texto: Rodrigo Borba/Ascom Polícia Penal
Fotos: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.