Empresários são chantageados após terem conta de WhatsApp invadida no RS

Nos últimos tempos, uma onda de golpes cibernéticos tem assolado a comunidade empresarial de Porto Alegre. Cerca de dez empresários relataram ter sido alvo de ataques virtuais, que envolvem a invasão de contas do WhatsApp e extorsões subsequentes.

Uma das vítimas, de 36 anos, dona da loja de semi joias, compartilhou sua experiência. Apesar de seguir todas as medidas de segurança recomendadas, como alteração de senha e ativação da autenticação em duas etapas, ela teve sua conta do WhatsApp invadida durante suas férias, conforme declarou para GZH.

O incidente não parou por aí. Seu perfil no Instagram começou a receber um grande número de novos seguidores, originários de contas automatizadas, conhecidas como bots, que são proibidas pela plataforma. Posteriormente, um perfil falso assumiu a responsabilidade pela invasão no WhatsApp e ameaçou desativar a conta do Instagram. O invasor exigiu um pagamento para evitar o suposto bloqueio, utilizando a estratégia dos bots como pressão adicional.

A mulher, que trabalha com revenda consignada e proporciona renda extra para mais de cem mulheres em sua empresa, expressou sua preocupação com o impacto do golpe. Ela também mencionou que outros empresários foram vítimas do mesmo esquema. Alguns, temendo as consequências, chegaram a pagar o valor exigido pelo golpista, mas as ameaças persistiram mesmo após o pagamento.

As vítimas registraram boletins de ocorrência e o caso está sendo investigado como estelionato pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob a direção da delegada Vanessa Pitrez. A assessoria do WhatsApp no Brasil foi contatada e informou que possui uma Central de Ajuda para usuários que acreditam que suas contas foram banidas indevidamente.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.