Em 40 dias, Itapema, Camboriú e BC registraram 54 casos de golpes com máquinas de cartões

A Polícia Civil registrou um aumento no número de golpes envolvendo máquinas de cartões em sete cidades da região. Os dados apontados envolvem o período de 1º de janeiro e 14 de fevereiro de 2024. Conforme o levantamento, em pouco mais de 40 dias, foram contabilizaos 54 casos de golpe da maquininha com troca de cartão. Sendo 33 registros envolvendo golpe da troca de cartão e 21 casos de diferentes artimanhas fraudulentas, envolvendo outros esquemas do mesmo segmento. Os registros foram em Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema. Outros casos são investigados em Porto Belo, Tijucas, Bombinhas e Canelinha.

Os golpes, que têm como alvo principal consumidores durante festas e eventos com grande fluxo de pessoas, mostram uma sofisticação e ousadia crescentes por parte dos criminosos. O método mais comum, conhecido como golpe da maquininha com troca de cartão, ocorre quando, após a digitação da senha pelo cliente, o golpista aproveita um momento de distração para memorizá-la e substituir o cartão da vítima por um similar, muitas vezes sem que o consumidor perceba a troca imediatamente.

Além disso, outras modalidades de fraude com o uso de maquininhas incluem a apresentação de dispositivos com visores danificados ou com valores adulterados, induzindo a vítima a autorizar um pagamento superior ao acordado. A clonagem eletrônica de dados, pagamentos duplicados e a habilidade dos golpistas em anotar informações confidenciais completam o leque de estratégias utilizadas para ludibriar os consumidores.

O aumento desses delitos levou as autoridades a intensificar as campanhas de alerta e orientação à população, destacando a importância de estar sempre atento no momento da transação e de verificar a maquininha e o cartão antes e depois do uso. Recomenda-se também aos consumidores que prefiram pagamentos por aproximação, quando possível, e que mantenham o acompanhamento constante dos extratos bancários para identificar qualquer transação suspeita imediatamente.

A Polícia Civil segue investigando os casos, trabalhando em conjunto com os estabelecimentos comerciais e os organizadores de eventos para reforçar a segurança e prevenir novos golpes.

Fonte: Visor Notícias

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.