Dona Margarida Blanco, de São Luiz Gonzaga, completa 116 anos e se torna a 3ª pessoa mais velha do mundo

A ilustre moradora de São Luiz Gonzaga, Dona Margarida Blanco, completou 116 anos nesta segunda-feira (19/02), em plena saúde, alegria e com muita fé em Deus. Nascida em Itaqui no dia 19 de fevereiro de 1908, Dona Margarida é um exemplo de vitalidade e superação.

De acordo com a Gerontology Research Group (GRG), organização global que mapeia idosos com mais de 110 anos, Dona Margarida figura como a 3ª pessoa mais velha do mundo. Em fevereiro de 2023, ela ocupava a 4ª posição, mas com o falecimento da japonesa Fusa Tatsumi em dezembro do ano passado, subiu uma posição no ranking.

Mãe de oito filhos, 39 netos, 104 bisnetos e 31 tataranetos, Dona Margarida trabalhou toda a vida na roça, de onde vem sua paixão por movimentar-se, não estar parada e produzir aquilo que a terra dá. Apesar das limitações da idade, como artrose e audição, ela mantém sua memória afiada, contando histórias e receitas deliciosas da sua longa vida.

Segundo sua bisneta Nathana Kiwel, Dona Margarida não tem restrições alimentares e, de vez em quando, aprecia uma cabeça de porco assada com batata doce, relembrando os cardápios de antigamente. E não nega um “refrizinho” de vez em quando!

Questionada sobre os segredos para chegar a 116 anos, Dona Margarida responde com simplicidade: trabalhar, amar o próximo, rezar e ter fé em Deus. Sua fé inabalável a faz incluir seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos em suas orações diárias.

Sua força para viver impressiona: “Tenho vontade de viver. Quando Deus quiser me levar, quero estar dormindo e não acordar mais. Já pedi isso a Ele. Enquanto puder me arrumar, me lavar, quero viver”, afirma ela.

Dona Margarida vive com sua filha caçula, Eloir Blanco, de 74 anos, que cuida dela com carinho e dedicação. Ela acorda antes das 8h e vai ao banheiro sozinha. Depois, acompanha programas de um canal religioso na televisão em sua cadeira de rodas. Seu café da manhã é composto por ovo cozido, pão com chimia e café com leite.

Dona Margarida não visita um hospital há anos. Seus exames de rotina sempre estão bons, e ela não sofre de colesterol, diabetes ou outras doenças.

Movida pela fé, amor e paz, desejamos à nossa querida Dona Margarida muitos e muitos anos de vida!

Com informações de

Fernando Maya Comunicações.
📷 Arquivos Nathana Kiwel

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.