Defesa Civil confirma ocorrência de tornado em cidade do RS

A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, em conjunto com a Sala de Situação do Estado, confirmou durante a tarde da última segunda-feira (19), a ocorrência de um tornado sobre a região de Júlio de Castilhos

O evento foi detectado durante o monitoramento rotineiro dos eventos meteorológicos no Estado.

De acordo com os meteorologistas da Sala de Situação, as condições atmosféricas, como a disponibilidade de calor e umidade, foram determinantes para o desenvolvimento de tempestades isoladas no território gaúcho.

Essas condições propiciaram a formação de instabilidades que resultaram em temporais isolados e, consequentemente, na formação do tornado em Júlio de Castilhos, um fenômeno que ocorre com certa frequência nessas condições, embora nem sempre seja detectado e registrado por meio de imagens.

Apesar da intensidade do evento, as precipitações na região atingida pelo tornado ficaram entre 20 e 35 mm/dia, e não foram reportados danos significativos em decorrência do fenômeno.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recomenda que as pessoas evitem permanecer nas proximidades do local onde está ocorrendo o fenômeno, buscando abrigo em áreas seguras.

É importante também que a população esteja atenta às informações da Defesa Civil de sua cidade e conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre em seu município.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.