Como se proteger de 5 golpes financeiros que devem crescer em 2024

Em 2024, golpes financeiros online devem crescer 32% no Brasil, segundo levantamento da Kaspersky. Para se proteger, é importante ficar atento a links maliciosos, sequestro de dados pessoais, invasão de programas de código aberto, golpes do Pix e ataques de ransomware.

Golpe com IA

O uso da inteligência artificial tem impulsionado novos ataques cibernéticos. Além das clonagens realistas de voz para fingir sequestros, os criminosos estão usando vídeos fraudulentos para vender produtos inexistentes. Para evitar cair em armadilhas como essas, é importante ter cautela com e-mails e mensagens de fontes desconhecidas, nunca clicar em links ou abrir anexos suspeitos e verificar sempre a legitimidade dos sites que está visitando.

Golpes do Pix

Os golpes no Pix também estão avançando. A expectativa é que novos malwares bancários possam surgir, principalmente vírus para celulares. Para se proteger dessa ameaça, é importante estar em dia com os antivírus nos celulares e ficar de olho quando for baixar aplicativos. Nunca baixe aplicativos fora das lojas oficiais PlayStore e iOS.

Golpe com programas de código aberto

Criminosos exploram cada vez mais a vulnerabilidade em programas de código aberto. Nesses softwares, o código-fonte fica disponível para o público, o que permite que vários desenvolvedores contribuam para aprimorar o sistema. Infelizmente, criminosos se aproveitam da prática para explorar falhas de segurança. Para se proteger, é importante verificar regularmente as vulnerabilidades em sistemas e contas online, além de utilizar apenas softwares confiáveis que adotem atualizações de segurança.

Sequestro de dados

Ataques de ransomware também devem crescer. Esse é o tipo de golpe onde criminosos roubam dados do sistema e exigem dinheiro para devolvê-los. Diante desse cenário, é aconselhável sempre realizar cópias de seguranças dos dados e manter os dispositivos móveis sempre atualizados. Isso pode evitar que os criminosos encontrem brechas nos sistemas.

Golpes contra dispositivos e serviços mal configurados

Quando celulares e computadores não são configurados de maneira correta, eles se tornam alvos fáceis para criminosos. Isso se dá porque configurações incorretas podem gerar brechas de segurança nos aparelhos. Para se proteger, é importante estar sempre com as melhores configurações para o seu dispositivo, deixar o firewall ativo e usar a autenticação de dois fatores, que adiciona uma camada extra de segurança.

Com informações de Tech Tudo e Só Notícia Boa.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.