Civilização de mais de 2,5 mil anos é descoberta na Amazônia

Uma recente pesquisa arqueológica na Amazônia equatoriana revelou uma civilização complexa e sofisticada, comparável aos famosos maias da América Central. A civilização do vale do rio Upano, que floresceu há cerca de 2.500 anos, construiu uma intrincada rede de plataformas cerimoniais, estradas e fortificações, utilizando predominantemente terra batida em vez de pedra.

O estudo, liderado por Stéphen Rostain do CNRS, França, em parceria com especialistas alemães, equatorianos e porto-riquenhos, utilizou uma combinação de escavações tradicionais e a avançada tecnologia Lidar. O Lidar, que utiliza pulsos de laser para mapear estruturas subterrâneas, sem a necessidade de derrubar vastas áreas de floresta tropical, revelou a extensão impressionante das plataformas que pontilham o vale do Upano.

As escavações detalhadas revelaram restos vegetais indicando uma dieta diversificada, incluindo feijões, mandioca, batata-doce e milho. Grãos de milho exibiam sinais de mastigação relacionados à produção de uma bebida fermentada chamada chicha, cujo processo incluía a saliva humana. A cerâmica local, com decoração elaborada, até mesmo era exportada para regiões nos Andes.

Além disso, o Lidar destacou a presença de redes complexas de plataformas conectadas por estradas, algumas com até 25 km de comprimento. A equipe de arqueólogos sugere que a disposição reta das estradas em terrenos montanhosos visava otimizar o deslocamento entre as diversas localidades. A pesquisa indica que esses monumentos e povoações ocuparam extensas áreas da região simultaneamente, com datações indicando a permanência da civilização do rio Upano até pelo menos o ano 600 d.C.

A razão para o declínio dessa civilização intrigante permanece um mistério, desafiando os pesquisadores a desvendarem mais camadas da história amazônica. Essa descoberta arqueológica promete redefinir nossa compreensão das sociedades antigas na Amazônia equatoriana.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.