Brigada Militar e Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizam intervenção em empresa de triagem em Canela

Nesta terça-feira (16/01), a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (BABM) e do 1° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente cumpriram o Decreto de Intervenção Municipal em uma empresa de transbordo e triagem no município de Canela.

As equipes flagraram irregularidades na empresa que presta serviço de coleta, tratamento e a disposição final do lixo. O empreendimento descumpria condicionantes que constavam em sua Licença de Operação (LO). Constatou-se que as os resíduos diversos, tais como orgânicos e inorgânicos, dos mais variados, entre eles plásticos, metais, papelões, resíduos eletrônicos, móveis, restos de podas, estavam todos misturados a resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos e rejeitos (papel higiênico, fraldas sujas, absorventes). Havia mistura de pilhas, lâmpadas e latas de solventes. O armazenamento de resíduos fora das coberturas, sem qualquer tipo de proteção, os quais permaneciam em armazenamento temporário. A área de transbordo e recebimento dos materiais orgânicos e inorgânicos apresentava descontrole no manuseio, causando desorganização e sujeira para fora das áreas de operação.

Também, os resíduos recebidos na unidade de transbordo, ultrapassava as áreas protegidas, tanto de piso, quanto de canaletas e cobertura. Não foi visualizado um sistema de coleta de águas pluviais, evitando o contato desses líquidos com os resíduos operados. Os equipamentos eletrônicos inservíveis estavam depositados e acondicionados fora das áreas de proteção, expostos ao tempo. Constatou-se Irregularidades na área de sanitários de funcionários.

Ainda, foi flagrado o lançamento de resíduos sólidos atingindo diretamente o solo e dos resíduos líquidos, provenientes de esgotamento sanitário, também poluindo o meio ambiente.

Diante dos crimes ambientais, o responsável recebeu voz de prisão sendo conduzido à Delegacia de Polícia de Gramado para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.

A intervenção na empresa ocorreu na parte de reciclagem, os serviços de coleta e transbordo permaneceram sendo executados.

Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar🍃

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.