Projeto de Educação de Veranópolis é destaque no RS

As ações de cidades gaúchas que se destacaram em 2023 foram reconhecidas no último sábado, dia 09 de dezembro, no Congresso Estadual do MDB – Movimento Democrático Brasileiro.

Em uma iniciativa pioneira, o Prêmio Soluções Municipais revelou, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre, as iniciativas de Boas Práticas das cidades gaúchas sob gestão do MDB. Ao total, 35 prefeitos foram finalistas da premiação, subdivida em cinco categorias:  Agricultura e Desenvolvimento Rural, Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Territorial e Desenvolvimento Econômico.

O município de Veranópolis, por meio da Gestão do Prefeito Waldemar de Carli, conquistou o 3º lugar, na categoria Educação, com o projeto “Ler e escrever é só praticar”.

A proposta premiada, acontece na Rede Municipal de Ensino, desde 2019, com o objetivo de despertar o interesse pela leitura entre os estudantes. O destaque do projeto é a Semana Literária, realizada há três anos, na qual os alunos recebem livros selecionados e têm a oportunidade de interagir com os escritores. Também, são realizadas Minifeiras do Livro e atividades de animação cultural e contação de histórias nos educandários municipais.

“A entrega dos livros aos alunos é um momento festivo, que marca o início da Semana Literária. Durante o evento, os estudantes são incentivados a ler por meio de um ambiente motivador. Eles também têm a chance de conhecer os escritores, aprender sobre a inspiração por trás das obras e descobrir curiosidades sobre o processo de escrita”, destaca a Secretária de Educação, Izabel Cristina Durli Menin.

Os investimentos na leitura têm gerado resultados positivos na rede educacional de Veranópolis, como a melhoria nos índices de proficiência em Língua Portuguesa e o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A Secretaria Municipal de Educação, busca promover uma educação equitativa e inclusiva, visando a qualidade e a efetividade dos processos educacionais.

O Projeto Ler e Escrever, em parceria com os professores da Rede Municipal de Ensino, proporciona vivências enriquecedoras que consolidam a prática da leitura como ponto central. Ao estimular o gosto pela leitura desde cedo, contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e uma educação mais significativa e abrangente para os alunos.

A Rede Municipal sente-se muito honrada por receber esse prêmio, visto que a educação de Veranópolis se preocupa com este fator primordial, que é formar leitores competentes, auxiliando-os a protagonizar suas trajetórias de vida, pois ler e escrever é só praticar.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.