Golpista se passa por médico para extorquir famílias de pacientes no Rio Grande do Sul

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está em busca de um homem que tem se passado por médico para enganar familiares de pacientes internados no Hospital Sagrada Família, em São Sebastião do Caí, Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para GZH, a direção do hospital confirmou que o esquema é um golpe e assegurou que não houve vazamento de dados dos pacientes.

Pelo menos quatro pacientes tiveram familiares contatados pelo golpista. Ele se apresenta como médico da instituição, fornecendo dados pessoais dos pacientes, e alega a necessidade de exames que, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seriam demorados. Ele sugere que sejam realizados de forma particular, exigindo pagamento.

Um familiar de um paciente relatou ter sido abordado com a alegação de que eram necessários exames adicionais devido a um suposto início de hemorragia no fígado e no pâncreas. Em um áudio gravado pelo golpista, ele pressiona a família a realizar o procedimento de forma particular, mencionando a demora do SUS e pedindo R$ 1.650,00.

As vítimas desconfiaram da fraude ao perceberem que os dados para transferência do dinheiro eram pessoais, ligados a um CPF, e não a contas corporativas de instituições médicas.

A delegada Cleusa Spinato, responsável pela investigação, orienta a população a nunca realizar pagamentos sem verificar diretamente com o hospital. Ela enfatiza que hospitais que atendem pelo SUS não cobram por procedimentos adicionais e aconselha que, em caso de dúvida, entre em contato com a delegacia para confirmar a veracidade do pedido.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.