Gabinete de Crise Climática do RS realiza primeira reunião de alinhamento

Os integrantes do Gabinete de Crise Climática (GCC), instituído pelo governo do Estado por meio do Decreto 57.323/2023, participaram da primeira reunião de alinhamento na sexta-feira (22/12), na Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). A ação integra as estratégias do ProClima2050. Estiveram presentes a titular da Sema, Marjorie Kauffmann, e representantes das secretarias designadas para atuarem na coordenação dos eixos.

O encontro teve como objetivo revisitar o decreto que instituiu o gabinete e consolidar a coordenação dos seis comitês vinculados a três eixos: Prevenção, Mitigação, Preparação; Resposta; e Restabelecimento e Recuperação. Cada comitê contará com grupos de trabalho (GTs) que têm objetivos específicos.

Na ocasião, foram apresentadas ações emergenciais recentes em resposta aos desastres naturais que atingiram o Rio Grande do Sul e iniciativas que estão em andamento, como a busca por melhoria do sistema de monitoramento e alertas e treinamento de equipes.

Para a próxima reunião, marcada para a segunda quinzena de janeiro, a ideia é que as informações sejam organizadas em uma plataforma especializada e que outras secretarias, que não atuam dentro dos eixos, sejam demandadas para integrar as ações.

O Gabinete de Crise Climática é mais uma iniciativa do governo estadual, com atuação transversal e integração de diferentes órgãos, que tem o objetivo de alcançar resiliência e adaptação climática.

Coordenação dos comitês

  • Comitê de Adaptação e Resiliência – Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
  • Comitê de Monitoramento e Alertas – Casa Militar
  • Comitê de Socorro – Casa Militar e Secretaria da Segurança Pública
  • Comitê de Assistência Humanitária – Secretaria de Desenvolvimento Social
  • Comitê de Restabelecimento e Reconstrução – Gabinete do Vice-Governador
  • Comitê de Recuperação – Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão
gabinete de crise   estrutura

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.