Frio fora de época no RS um dia após o Natal

Uma massa de ar frio trouxe temperatura baixa para esta época do ano na madrugada desta terça-feira no Rio Grande do Sul. Um dia após o Natal, muitos gaúchos acordaram com temperatura mais próximas do que se observa no começo do outono do que nos primeiros dias do verão.

A temperatura baixa foi consequência da atuação de uma massa de ar mais frio que foi impulsionada pelo ciclone que se formou na costa durante a segunda-feira. Os ciclones extratropicais nada mais são que centros de baixa pressão que se aprofundam com o encontro de massas de ar quente e frias.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologias, as menores temperaturas no Rio Grande do Sul nesta terça foram de 10,2ºC em São José dos Ausentes; 11,0ºC em Canguçu; 11,1ºC em Vacaria; 11,2ºC em Cambará do Sul; 12,1ºC em Jaguarão; 12,2ºC em Livramento; 12,3ºC em Bagé e Canela; 12,4ºC em Encruzilhada do Sul; 13,0ºC em Caçapava do Sul; 13,1ºC no Chuí; 13,4ºC em Quaraí; 13,5ºC em Bento Gonçalves; e 13,7ºC em Dom Pedrito.

Já estações automáticas particulares acusaram mínimas de 9,7ºC em Pinheiro Machado; 10,1ºC em Herval; 10,5ºC em Bom Jesus; 11,1ºC em Vacaria; 11,2ºC em Caxias do Sul; 11,4ºC em São Francisco de Paula; 11,7ºC em Rolante; e 12,4ºC em Gramado.

O frio, porém, não vai se limitar à madrugada de hoje. O tempo aberto com perfil seco da atmosfera vai favorecer queda novamente acentuada da temperatura e mínimas baixas para esta época do ano outra vez na madrugada desta quarta-feira. A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica a possibilidade de mínimas nesta quarta de 5ºC a 7ºC em baixadas dos Campos de Cima da Serra, ocasionalmente até mais baixas em alguns pontos.

Várias cidades da Serra devem amanhecer com 9ºC a 11ºC. No Sul e na Campanha, a temperatura voltará a cair a valores entre 11ºC e 13ºC.

Na Grande Porto Alegre, a quarta-feira pode começar com 14ºC ou 15ºC em alguns pontos.

Fonte e foto: MetSul Meteorologia

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.